• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Magistrados acompanham palestras do XI CIFCM

No penúltimo dia de atividades do XI Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados promovido pela EJUD20, a programação contou com duas palestras com temáticas distintas.

A juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju e Presidente da AMATRA XX, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, foi a responsável pela abertura do primeiro painel do dia, que teve como tema “Orçamento Público”.

O Secretário de Orçamento, Finanças e Pagamento de Pessoal do TRT20, Givaldo Costa Nascimento, explanou sobre a vivência no funcionamento do orçamento público dentro da Justiça do Trabalho, abordando desde a elaboração do orçamento até a execução do mesmo no Tribunal.

A segunda palestra teve como temática “ A ética na Magistratura e a sociedade complexa” e foi ministrada pelo Procurador do Estado de Santa Catarina, Paulo Roney Ávila Fagundez.

Segundo o Procurador, a ética é algo que não pode ser ensinado, ela deve ser vivenciada e precisa fazer parte da nossa vida. De acordo com ele, a ética não pode ser dividida em pessoal e profissional. “ A grave crise ética que a gente vive ocorre pelo fato de termos dividido a ciência e o direito na vida das pessoas. O magistrado quando julga, ele julga o drama do ser humano na sua complexidade. A ética deve ser vista na sua interdependência com os fenômenos sociais e políticos, então a visão do juiz tem que levar em consideração também os fatores sociais. A Justiça do Trabalho contribuiu e contribui decisivamente para que haja um diálogo amplo com a sociedade na gestão dos conflitos”, disse Dr. Paulo Fagundez.

O XI CIFCM será concluído amanhã com a palestra “O Novo CPC e seus Reflexos no Processo do Trabalho.

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom