• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na tarde da última quinta-feira, 18/08/2016, o juiz titular da 7ª Vara do TRT da 20ª Região, Hider Torres do Amaral, esteve representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no X Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal. Com o painel “As perspectivas da Associação de Magistrados sobre a segurança no Poder Judiciário”, ele falou sobre a visão da AMB com relação à segurança institucional.

O juiz apresentou percentuais das instituições que se preocupam com a segurança institucional e acentuou que a Justiça do Trabalho está bem colocada e à frente com relação às demais justiças do Poder Judiciário. “Quando se fala em Judiciário brasileiro, não se fala em segurança e não se dá a importância necessária”, disse.

O magistrado apresentou a realidade do TRT20 que, ao longo dos anos, conseguiu melhorar a qualificação dos Agentes de Segurança e, consequentemente, os métodos para a segurança efetiva no Regional. “É possível fazermos uma segurança a nível nacional, e embutirmos essa cultura de segurança nos tribunais. Eu sou defensor de se criar uma polícia própria e qualificarmos esse pessoal para conseguirmos efetivar todo o trabalho de segurança, seja a nível pessoal ou institucional”. Ele disse ser favorável à criação da Polícia Judiciária. “A Polícia Federal, por mais boa vontade que tenha, não pode nos dar o respaldo que precisamos”.

Dr. Hider listou ainda as propostas apresentadas à AMB para a instituição de uma cultura de segurança nos regionais, dentre elas a criação de uma Central Única de Inteligência interligada aos demais núcleos; inserção de matérias ligadas à segurança institucional e pessoa dos magistrados nos cursos de formação superior; padronização de protocolos e procedimentos de segurança a serem adotados por todas as unidades judiciárias nacionais, observando o que preveem as resoluções 104 e 176 do CNJ; e o projeto de uniformização estrutural de unidades judiciárias.

No mesmo painel, a juíza Marceli parabenizou a AGEPOLJUS pela realização do evento e discussão do tema. “No Brasil, em alguns momentos, existe uma falsa sensação de segurança e essa mesma sensação é trazida para dentro dos fóruns. Às vezes, não se chega a uma exata percepção dos riscos que nós corremos dentro dos fóruns”, disse.

O X Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal segue até esta sexta-feira, 19/08/2016.

Fonte: Com informações da Agepoljus