• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O ministro do TST, Cláudio Brandão, entregou na última segunda-feira (19), o alvará para que mais de 1.900 trabalhadores da extinta Vara Vasp recebam as dívidas trabalhistas que têm direito. O evento, realizado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na capital paulista, abriu a sexta edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que acontece, simultaneamente, em todos os 24 TRT’s do país.

O documento foi entregue ao advogado Carlos Duque Estrada, representante dos trabalhadores contemplados. Em seu pronunciamento, o ministro destacou a importância do evento e os esforços da Justiça do Trabalho em garantir a efetividade da execução trabalhista. “O sentimento de Justiça não pode ser só uma expectativa, mas uma realidade. A efetividade da execução deve ser plena, já que, sem isso (ganhar o processo), se torna uma promessa vazia”.

Brandão destacou ainda que “a Justiça do Trabalho nunca deixa de ouvir um empregador que a procura para viabilizar o pagamento de suas obrigações”, mas que ela tem meios de buscar o cumprimento das execuções daqueles que se furtam a pagar por subterfúgios.

Na ocasião, a presidente do TRT da 2ª Região, Silvia Devonald destacou o grande significado do evento, pela busca da finalização dos processos, e a atuação da chamada “Vara Vasp” - unidade que centralizou milhares de processos contra a antiga aviação falida, e conseguiu indenizar milhares de trabalhadores.

Durante a Semana, que vai até a próxima sexta-feira (23) magistrados e servidores de 1º e 2º graus, das unidades judiciárias e administrativas, vão se mobilizar, em regime de mutirão, em todas as regiões brasileiras. Em 2015, na edição anterior, foram arrecadados mais de R$ 691 milhões para o pagamento de dívidas trabalhistas.

Fonte: CSJT com informações do TRT2