• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Esta sexta-feira, 02/12/2016, foi marcada pela realização do IV Fórum de Gestão Estratégica do TRT da 20ª Região. O evento reuniu servidores, magistrados e entidades parceiras no auditório do TRT20 com o objetivo de fomentar a discussão e compreensão acerca da gestão estratégica do Tribunal.

O auditório do Tribunal estava lotado e o público acompanhou atentamente às palestras do jornalista, Caco Barcellos que desenvolveu o tema “Superando Desafios: Pessoas e organizações” e do advogado, Rodrigo Pironti, que tratou sobre “Governança Pública”.

O Presidente do TRT da 20ª Região, Desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, fez a abertura do IV Fórum de Gestão Estratégica e aproveitou a ocasião para registrar um desagravo público, repudiando as agressões sofridas pelo jornalista Caco Barcellos enquanto realizava cobertura de manifestações no Rio de Janeiro. “O jornalista, recentemente, no exercício legítimo da sua profissão, levando informação à sociedade brasileira, sofreu uma agressão injustificável. É preciso, em épocas como essa em que estamos vivendo, necessário chamar os homens de razão à serenidade. A constituição da república quer uma imprensa livre e uma imprensa livre, com todos os defeitos que ela possa ter como qualquer outra instituição, é sempre melhor do que uma imprensa talhada, do que uma não imprensa e do que uma não liberdade de expressão”, disse.

Na oportunidade, Dr. Fabio agradeceu aos servidores e magistrados pelo empenho e comprometimento no desenvolvimento de suas atividades. “Este ano fiscal foi um ano gravíssimo para este Tribunal e para o judiciário brasileiro. Não obstante isso, eu gostaria de agradecer publicamente. Como reconhecimento e como prêmio de gratidão, este Tribunal vem cumprindo boa parte das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e isso se deve à abnegação dos servidores da casa e de seus magistrados, aos quais, nessa oportunidade eu gostaria de agradecer”, concluiu.

Representando a OAB-SE, a advogada Andréa Leite Sousa apresentou o jornalista Caco Barcellos.

O jornalista Caco Barcellos compartilhou com o público presente experiências pessoais e profissionais. Para ele, os gestores devem valorizar as diferenças existentes em uma equipe de trabalho, pois são essas diferenças que se transformam em competências particulares. “Nós vivemos um momento de antagonismo, de polarização. A comunicação é a oportunidade que temos de interagir com as pessoas, a troca de ideias é algo fundamental. Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas em expor o que pensam e menos em aprender com a realidade do outro”, afirmou o jornalista.

Em sua apresentação, o advogado Rodrigo Pironti ressaltou que é preciso pensar que o Direito serve não apenas para estar no papel e promover discussões, mas, também, trazer qualidade de vida, eficiência em relação à solução de conflitos, eficiência com análise. “É nesse sentido que eu tento pensar a governança. Uma governança que busque transformar a administração numa administração pública. Eu trabalho com a ideia de profissionalização do serviço público, tentando trazer uma lógica de maior aprimoramento e desenvolvimento funcional”, explicou.

Fotos: Jamisson Souza