Thenisson Santana Dória e João Aurino Mendes Brito tomam posse como presidente e vice-presidente do TRT20
- Publicado: Segunda, 19 Dezembro 2016
Na última sexta-feira, 16/12/2016, tomou posse o novo presidente do TRT da 20ª Região, desembargador Thenisson Santana Dória, e o vice-presidente, desembargador João Aurino Mendes Brito, eleitos para o biênio 2016/2018. A sessão solene aconteceu no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho da 20ª Região e reuniu servidores, familiares e autoridades de diversas instituições.
Ao deixar a presidência, o desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, que esteve à frente do Regional durante o último biênio, 2014/2016, se utilizou de poesias e contos para ilustrar os sentimentos e valores que nortearam a sua liderança. Falou sobre as dificuldades enfrentadas e agradeceu a todos os servidores e magistrados pelo empenho e dedicação. Ele se pronunciou após a apresentação de vídeo que fez um balanço da administração do TRT20 durante o seu mandato.
“Gratidão aos servidores da casa pelo hercúleo esforço que fizeram em manter a Justiça do Trabalho erguida e bem, nada obstante todos os graves problemas que enfrentamos. Quero agradecer ao conjunto dos senhores. Aos meus queridos magistrados de primeiro grau, com os quais tive encontros e desencontros. Não sou um romântico do século XVIII, que nega as covinhas e as espinhas do rosto. Acho que elas devem ser expostas. Nós tivemos diferenças, mas foram diferenças, acreditem, que partiram dessa presidência, de boa fé e imbuída de bons propósitos. A diferença faz parte de um mundo que é plural, e a pluralidade do mundo, senhores, nos leva a riqueza dele próprio”, disse.
Após o discurso do Dr. Fabio Túlio, o desembargador Thenisson Santana Dória realizou a assinatura do termo de posse, prestou o seu compromisso regimental e, como novo presidente do Regional, deu posse ao vice-presidente, desembargador João Aurino Mendes Brito.
Representantes de autoridades parceiras, que compuseram a mesa solene, também manifestaram seus votos. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), Albérico Luís Batista Neves, disse que, na qualidade de gestor de um órgão público, guarda a certeza do sucesso da nova gestão.
“De um lado, destaca-se a serenidade e a sensatez que sempre pautou vossa atuação profissional, desembargador Thenisson Dória. Mas, também, sou conhecedor de que vossa excelência não foge à luta. Creio que esse é o perfil de gestor, de líder, que órgãos da justiça demandam nesse mormento. Parabenizo também o Dr. Fabio Túlio pela excelente gestão em todos os aspectos: administrativo, jurisdicional, e também no embate institucional em prol da manutenção do regular funcionamento da Justiça do Trabalho”, afirmou o procurador.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Santos Andrade, teceu elogios à gestão do desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro e saudou os novos dirigentes da casa, desejando-lhes sucesso no mandato.
“Dr. Thenisson, a vida o convocou para uma árdua missão e vossa excelência transporá os obstáculos com maestria, não tenho dúvida disso, porque traz convosco o carismático sorriso no rosto, um turbilhão de ideias na mente, a força inquebrantável do caráter, a poesia dos sonhos, o amor no coração, a verdade na palavra e a régua e compasso da magistral e insuperável escola da advocacia”, reiterou.
A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, disse sentir-se honrada em participar da solenidade e falou sobre a convicção no sucesso da nova gestão.
“Temos absoluta convicção que a nova mesa, ora empossada, conduzirá os destinos do Tribunal com a mesma inteligência e competência. Reiteramos aqui o compromisso de manter, permanentemente aberto, o canal de diálogo entre a Amatra XX e este Tribunal, consolidando essa parceria de mais de 20 anos”, declarou a juíza.
Com discurso emocionado, o desembargador Thenisson Santana Dória encerrou a solenidade de posse. “Chegar até aqui só foi possível em razão de muito ser amado, amparado, acolhido. Agradeço de coração pelo carinho dos meus pares, culminando com a alegria de compartilhar a trajetória com o Dr. João Aurino. Muito obrigado! Impõe-se neste momento firmar um pacto no qual me coloco integralmente à disposição do ato de servir, uma doação que deve ser feita aos servidores, desembargadores, juízes, terceirizados, todos aqueles que compõem o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Que nós estreitemos laços e possamos desfazer nós, diminuirmos diferenças e estabelecermos o diálogo, e que, ao final dessa caminhada, nós saiamos muito mais enriquecidos”, concluiu o desembargador presidente.
A sessão solene contou ainda com a ilustre participação do Coral 20ª Voz, sob a regência da maestrina Daniela Faber, e do Coral Advocanto, sob a regência do maestro Joel Magalhães.
Fotos: Jamisson Souza