Projeto Justina chega ao fim deixando aprendizado sobre direitos e deveres trabalhistas
- Publicado: Segunda, 19 Dezembro 2016
Como fazer uso das redes sociais para uma aproximação efetiva do Poder Judiciário à população? Como utilizar essas novas mídias para colaborar para a difusão de informações sobre direitos trabalhistas de forma agradável, empática e envolvente?
O projeto “Justina – a vida de uma trabalhadora como você” nasceu em resposta a essas indagações. Lançada em janeiro de 2016, a iniciativa baseou-se em humanização e em técnicas storytelling, desenvolvendo, ao longo do ano, uma espécie de novela virtual em que a protagonista, Justina, amadurecia e passava por diferentes fases de sua vida pessoal e profissional.
Foram seis etapas ao todo: jovem aprendiz, estagiária, empregada celetista, desempregada, empregadora e gestora de uma grande organização. Em dezembro, último mês do projeto, ocorreu o clímax da narrativa, quando a personagem sofreu um grave acidente de trabalho, deixando-a entre a vida e morte.
“Todos os acontecimentos da vida da Justina foram pensados para que os seguidores pudessem aprender e se conscientizar sobre questões importantes, como a do trabalho seguro”, explica Aline Castro, diretora da Secretaria de Comunicação Social do TRT da 2ª Região.
Mesclando aprendizado a entretenimento, o projeto conquistou mais de 20 mil seguidores no Facebook. Nesse momento, a história chegou ao fim, mas a página continuará ativa, com todo o histórico de postagens disponível aos interessados. Basta acessar: www.facebook.com/JustinaTRT2.
Confira a reportagem que conta mais sobre o desenvolvimento e conclusão desse projeto.
Fonte: CSJT