TRT20 recebe a visita do Tribunal de Contas da União
- Publicado: Terça, 24 Janeiro 2017
A Secretaria de Controle Interno (SCI) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região recebeu, na manhã desta terça-feira, 24/01/2017, a visita de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar de aspectos referentes à auditoria de gestão de 2016. O TRT20 é uma das unidades indicadas na decisão normativa expedida pelo TCU para prestar contas este ano.
De acordo com o secretário de controle externo no Estado de Sergipe, Jackson Luiz Araújo Souza, a equipe realiza visitas em todos os órgãos auditados, buscando otimizar o processo de prestação de contas.
“Trabalhando juntos, o resultado das auditorias, do relatório de gestão e do próprio processo de prestação de contas é muito mais produtivo. Nós convergimos as ideias para que o trabalho do controle interno dos órgãos tenha um respaldo do Tribunal de Contas da União”, afirmou.
Com a auditoria, mostra-se à sociedade os resultados da gestão do TRT20 e dos demais órgãos no ano de 2016. “No fim das contas, é um processo de transparência, para que a sociedade conheça como estão sendo gastos os recursos púbicos”, explicou o secretário.
No TRT20, o processo é realizado pelo Setor de Auditoria de Pessoal e Gestão, com o auxílio do Setor de Auditoria Contábil e de Contratações, e supervisionado pela Secretaria de Controle Interno.
Segundo o secretário da SCI, Marcus Vinícius Reis de Alcântara, pontos relevantes, como a folha de pagamentos, a obra do anexo e as contratações de tecnologia da informação, dentre outros, serão avaliados.
Após aprovação do Tribunal Pleno, as contas deverão ser remetidas ao Tribunal de Contas da União, até o dia 31/07/2017. Todas as contas anteriores do TRT20 encontram-se aprovadas pelo TCU.
Participaram da reunião o secretário de controle interno do TRT20, Marcus Vinícius Reis de Alcântara; o subsecretário, José Fernando Aragão; a chefe do Setor de Auditoria de Pessoal e Gestão, Denise Macieira Viana Pereira; o secretário de controle externo no Estado de Sergipe, Jackson Luiz Araujo Souza; e os assessores do TCU, Adriano de Souza Cesar e Elman Fontes Nascimento.
Fotos: Layanna Machado/Ascom