• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Quarenta juízes do Trabalho, dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, estão participando de um curso intensivo de formação continuada. O evento, promovido pela Escola da Magistratura do Trabalho da 20ª Região (EMAT 20), discutirá temas atuais do Judiciário Trabalhista, como a ampliação da competência trabalhista, o processo eletrônico e a conciliação trabalhista. A abertura do curso, que se realiza no edifício sede do TRT de Sergipe, aconteceu na tarde de ontem (3/8) com as presenças da desembargadora-presidente Maria das Graças Monteiro Melo, do presidente da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (ANAMATRA), juiz Luciano Athayde Chaves, e do diretor da EMAT 20, desembargador Augusto César Leite de Carvalho.
 
No primeiro dia de curso, magistrados de primeiro e segundo graus assistiram a uma palestra sobre honorários periciais, proferida pelo juiz do Trabalho Edwar Abreu Gonçalves, do TRT da 21ª Região. Os trabalhos foram encerrados com uma oficina sobre Media Training, realizada pela jornalista Adriane Werner. Na programação do segundo dia, haverá uma visita à plataforma marítima da Petrobrás, painel sobre psicologia jurídica e conciliação trabalhista, com a psicóloga Alba Abreu e o juiz Flávio da Costa Higa, do TRT da 24ª Região, e palestra do delegado da Polícia Federal Antônio Miguel Pereira Júnior sobre segurança pessoal e familiar. Na quarta-feira (5/8), o desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão, do TRT da 5ª Região e o juiz Ubiratan Moreira Delgado, da 1ª Vara Virtual do país, do TRT da 13ª Região, falam sobre processo eletrônico. Em seguida, o juiz Reginaldo Melhado, TRT da 9ª Região, profere palestra sobre direitos fundamentais e o professor Valter de Souza fala sobre oratória.

Os participantes farão uma visita à mina subterrânea de potássio da Vale, na quinta-feira (6/8) pela manhã, e assistem a duas palestras sobre administração judiciária e gestão de pessoas, com os juízes Alexandre Manuel Rodrigues Pereira e Silvia Helena Martins Maluf, ambos da 20ª Região. No final do dia, eles participam de um painel sobre as relações com a Advocacia, Ministério Público e Auditoria Fiscal do Trabalho, que terá como facilitadores o presidente da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (ASSAT), João Carlos de Oliveira Costa e o procurador do Ministério Público do Trabalho de Sergipe, Ricardo das Mercês Carneiro. O encerramento será na sexta-feira (7/8), pela manhã, com as palestras do juiz Wolney de Macedo Cordeiro, do TRT da 13ª Região, sobre ampliação da competência trabalhista e do procurador da República Sérgio Cruz Arenhart, do estado do Paraná, sobre os meios de execução e técnicas de execução trabalhista.

Os ministros José Simpliciano Fontes Fernandes e Luciano Castilho Pereira participam do encerramento falando, respectivamente, da realização dos direitos fundamentais na perspectiva da jurisprudência trabalhista e dos limites do poder empresarial.

Veja as fotos >>