TRT20 apresenta melhor Índice de Alcance de Metas da Justiça do Trabalho
- Publicado: Segunda, 20 Março 2017
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região obteve o melhor desempenho no cenário nacional da Justiça do Trabalho, alcançando 88,41% de efetividade no cumprimento da Meta 13 - Índice de Alcance de Metas (IAM), conforme o Relatório de Análise dos resultados da Justiça do Trabalho, que contempla os resultados obtidos de janeiro a dezembro de 2016. O TRT20 foi o único Tribunal a cumprir a meta nos dois anos de execução do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020.
A Meta 13 do Plano Estratégico da JT está vinculada ao objetivo de assegurar a efetividade da prestação jurisdicional e garantir os direitos da cidadania, e representa a consolidação do resultado obtido nas demais metas. Levam-se em conta, nessa apuração, conceitos como tempestividade, razoável duração do processo, concretização fática da entrega do direito e gerenciamento dos custos. Ela apura, portanto, o grau de entrega à sociedade daquilo que o Judiciário Trabalhista propõe executar.
Segundo o relatório, destacaram-se em 2016 os TRTs da 19ª(AL), 20ª(SE) e 22ª(PI) Regiões, que apresentaram evolução no âmbito geral do Plano Estratégico Participativo, fato explicitado pela pontuação obtida na Meta 13. Entretanto, somente o TRT20 e o TRT19 alcançaram a meta prevista para o período, superando 80% de efetividade do Plano Estratégico, o que significa que alcançaram acima de 55 pontos na Meta 13. Já o melhor desempenho, observado entre os 24 Tribunais, foi conquistado pelo TRT20, que obteve 61 pontos. Comparado ao resultado obtido em 2015, o Tribunal aumentou sua pontuação em 3 pontos.
O desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, que esteve à frente do Regional no biênio 2014-2016, frisou que o alcance da meta deve-se à dedicação, ao empenho e à abnegação de todo o corpo funcional. “Não obstante as dificuldades pelas quais tem passado o Judiciário, o Tribunal não se eximiu de executar suas funções com empenho, compromisso e lhaneza, sempre com o intuito de oferecer uma prestação jurisdicional com excelência, razão por que se devem dividir os méritos com todos, pois de todos são”, ressaltou o desembargador.
O compromisso e a dedicação de magistrados e servidores foram citadas também pelo desembargador presidente, Thenisson Santana Dória, que lhes atribuiu o mérito pelo alcance da meta. Segundo ele, a conquista deve ser vista como motivo de grande alegria para todos que integram o Tribunal. “O resultado alcançado na gestão do desembargador Fabio Túlio Correia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no ano passado, decorre da dedicação de magistrados e magistradas do primeiro e segundo graus, bem como de servidores, tanto da área judiciária quanto da administrativa, no cumprimento do dever constitucional de bem atender à sociedade”, concluiu o desembargador presidente.