• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

TRT reduz custos através do E-Prec

Fotos: Ascom

Atendendo ao disposto na Resolução nº 145 do Tribunal Superior do Trabalho, que normatiza a execução de precatórios nos próprios autos, o TRT da 20ª Região criou o Sistema Eletrônico de Requisição de Precatórios e de RPVs " E-Prec, o qual entrará em funcionamento, assim que aprovada a regulamentação interna.

Segundo o Diretor-Geral de Coordenação Judiciária, Nezildo de Jesus Santos, o E-Prec permite a alimentação dos Sistemas de Precatórios e de RPVs com os dados necessários à formação do precatório e da RPV, abandonando a antiga prática de xerocopiar diversas peças do processo judicial original para formação de um outro processo, por meio do qual tramitava o precatório ou a RPV.

O TRT de Sergipe, com a aplicação do E-Prec, vai facilitar e agilizar os procedimentos atinentes a precatórios e requisições de pequeno valor, além de contribuir para a diminuição do uso de papel e de cópias que seriam reproduzidas. O que antes representava uma média de 50 folhas por precatório vai passar, com esse sistema eletrônico, a ter a necessidade de apenas duas, além de dispensar a formação de um outro processo, reduzindo custos para o Tribunal e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O criador do sistema foi o servidor de informática Marcelo Mendes de Oliveira que, junto com Valdomiro Dantas Ribeiro da DGCJ, apresentou o E-Prec a todos os diretores das Varas da capital e do interior, que puderam acompanhar passo a passo a aplicabilidade dele, e os benefícios que a redução de papel e de cópias irá gerar.