TRT da 20ª Região passará por Correição Ordinária
- Publicado: Terça, 06 Outubro 2009
|
Foto: Divulgação |
|
![]() |
||
Ministro Carlos Alberto Reis de Paula |
||
O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, estará em Aracaju no período de 20 a 23 de outubro. O magistrado e seus assessores conduzirão as atividades da Correição Ordinária Periódica no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região. A visita atende o que determina o artigo 6ª, inciso III, do Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
Durante o período da Correição Ordinária, realizada nos TRTs, o corregedor e uma equipe técnica fiscalizam a atuação dos magistrados e a qualidade dos serviços jurídicos. Os trabalhos incluem o exame de autos, registros e documentos e a análise de processos por amostragem, desde a entrada no Serviço de Protocolo até os acórdãos proferidos pelos desembargadores, para se avaliar a observância de prazos. Os resultados da atividade correicional são relatados em ata lida durante reunião no Tribunal Pleno.
Currículo
Carlos Alberto Reis de Paula nasceu em Pedro Leopoldo (MG), em 26 de fevereiro de 1944. Formou-se em Direito pela UFMG (1970) e Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Divinópolis. Mestre (1984) e Doutor (2000) pela Faculdade de Direito da UFMG, foi professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da UFMG e, desde 1999, é professor da UnB.
Iniciou a carreira no serviço público como professor do Colégio Estadual de Pedro Leopoldo. Foi aprovado em concurso público em 1972 para técnico de controle externo do Tribunal de Contas da União. Obteve segundo lugar nas provas escritas para Procurador da República e no concurso para juiz do Trabalho substituto da 3ª Região (MG). Presidiu Juntas de Conciliação e Julgamento e chegou, por merecimento, ao TRT/MG (1993).
Carlos Alberto Reis de Paula é Ministro do TST desde 25 de junho de 1998 e autor de livros e artigos diversos. Foi presidente da Terceira Turma do TST e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) no biênio 2007/2009. No dia 2 de março de 2009, assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para o biênio 2009/2011. Como corregedor-geral da Justiça do Trabalho, é membro nato do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Fonte do Currículo (TST)