A dimensão psicológica do Princípio da Livre Convicção Motivada
- Publicado: Quarta, 07 Junho 2017
O terceiro dia do XIII Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela EJUD20, apresentou, nesta quarta-feira, 07/06/2017, a palestra “A dimensão psicológica do Princípio da Livre Convicção Motivada”, ministrada pelo psicólogo e juiz do TRT da 24º Região/MS, André Luís Oliveira.
Em sua apresentação, o juiz fez uma análise crítica dos processos psíquicos utilizados na avaliação das provas dentro do processo trabalhista. “A proposta é analisar os processos psicológicos por intermédio dos quais o juiz julga. Quando inserimos a dimensão psicológica, estamos investigando quais os processos mentais e o raciocínio que o juiz utiliza entre o fato e as alegações do fato para determinar se ele ocorreu ou não, se ele é verdadeiro ou falso”, esclareceu.
Ao longo da palestra, os magistrados do TRT20 foram convidados a participar de dinâmicas, compartilhando experiências pessoais do dia a dia de trabalho.
O juiz André Oliveira acrescentou, ainda, que a temática proporciona aos participantes maior conhecimento a respeito dos seus processos internos, para que possam desempenhar as atividades com mais qualidade, prazer e consciência.
Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a EJUD20 pela realização do evento. “A Escola está de parabéns, principalmente, pela abordagem voltada para o aspecto humano e psicológico. Todo o evento tem esse viés e isso mostra muita sensibilidade do diretor da Escola em proporcionar aos juízes um olhar sobre si mesmos”, disse.
O palestrante recebeu do presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, o certificado de participação no XIII Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, que acontece até a sexta-feira, 09/06/2017.
![]() |
|
Fotos: Jamisson Souza