• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O programa Conciliando destaca o primeiro acordo firmado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-SP) por meio do aplicativo da Justiça do Trabalho Eletrônica, após lançamento pelo Regional. A negociação entre os advogados durou pouco mais de uma hora e aconteceu apenas um dia após o lançamento do aplicativo, desenvolvido pelo TRT-15 e cuja gestão cabe ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Outra notícia de destaque é a audiência de conciliação, no TRT da 4ª Região, entre dois sindicatos ligados aos trabalhadores e a empresa Rio Grande Energia. O caso aconteceu no Rio Grande do Sul e resultou na recontratação de cerca de 100 funcionários demitidos sem negociação prévia em maio deste ano. O programa aborda ainda um acordo homologado em Presidente Dutra, que fica a 350 quilômetros de São Luiz, no Maranhão. A conciliação aconteceu entre a prefeitura da cidade de Governador Eugênio Barros e 88 funcionários e colocou fim a um processo que tramitava desde 2010.

No quadro de entrevistas, você confere uma conversa sobre o estudo da conciliação como forma de solução de conflitos e para isso o programa recebeu a juíza do Trabalho Dorotéia Silva de Azevedo Mota, titular da 5ª Vara do Trabalho de Salvador.

É permitido aplicar multa quando a parte não comparece a uma audiência de conciliação? O juiz do trabalho Rogério Neiva responde no quadro “Dica do Dia”.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 15h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site www.csjt.jus.br/programa-conciliando

Fonte: CSJT