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Juntamente à versão 1.15 do PJe, implantada em 01/07/2017, foi disponibilizada a opção de assinatura digital por meio do programa Shodô, a fim de resolver problemas relativos à descontinuidade da tecnologia applet pelos navegadores da internet (acesse aqui o roteiro de instalação do Shodô, divulgado previamente em notícia no site do TRT e no painel de avisos do PJe).

Como essa solução é baseada em um programa instalado na máquina do usuário, e, portanto, dependente de configurações locais, é possível que, em alguns casos, mesmo seguindo corretamente todos os passos de instalação, a assinatura pelo Shodô não seja disponibilizada. Nesses casos, o serviço de atendimento ao usuário do TRT20 está a disposição para dirimir dúvidas e auxiliar na solução do problema, por meio do telefone (79) 3022-9001, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Havendo a necessidade de utilização urgente do PJe, até que seja solucionado o uso do Shodô, é possível continuar utilizando o método applet, escolhendo-se a opção “Java Applet” na tela de login do PJe, conforme figura abaixo. Nesse caso, deverá ser utilizado o navegador padrão do PJe, sem o qual o applet não funcionará. Clique aqui para instalar o navegador padrão PJe.

imagem shodo

Por fim, informamos que, por problemas técnicos, diversos serviços oferecidos pelo TRT20, inclusive o PJe, apresentaram períodos de indisponibilidade e intermitência entre 10h e 21h do dia 06/07/2017. Dessa forma, foi disponibilizada certidão de indisponibilidade no site do TRT20, que pode ser acessada aqui.