• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Foto: Ascom

Duas mil e quinhentas pessoas atendidas, 204 acordos feitos, e mais de um milhão de reais homologados. Esses são os números finais da participação do Tribunal do Trabalho de Sergipe na 4ª Semana Nacional da Conciliação, promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  "Esse é um movimento importante no sentido de criarmos uma cultura da paz, de aproximação e da resolução pacífica dos processos decorrentes das relações de trabalho", avalia a desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, presidente do TRT.

As audiências de conciliação aconteceram, de 7 a 11 de dezembro, nas varas do trabalho da capital e do interior sergipano, envolvendo 38 magistrados, 47 conciliadores e 29 colaboradores. Foram realizadas 620 audiências de conciliação, das 783 designadas. Esse ano uma nova turma de servidores do Tribunal, formada por 35 pessoas, participou de um treinamento sobre técnicas de conciliação, ministrado pelas juízas do Trabalho Marta Cristina dos Santos e Kátia Alves de Lima Nascimento, que coordenaram os trabalhos locais da semana.

O movimento promovido pelo CNJ tem o apoio de todos os tribunais do país e de outras instituições do Poder Judiciário. O principal objetivo do evento, iniciado em agosto de 2006, é a pacificação social. A Semana Nacional da Conciliação é o marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura de que "conciliar é legal e faz bem a todos os envolvidos".