“Acesso às Informações Genéticas do Trabalhador” é abordado em curso para servidores da atividade-fim
- Publicado: Quinta, 19 Outubro 2017
Servidores da atividade-fim do TRT da 20ª Região deram continuidade, na manhã desta quinta-feira, 19/10, ao 6º Curso Prático de Direito e Processo do Trabalho, promovido pela Escola Judicial do TRT20 (EJUD20).
O tema do módulo trabalhado hoje foi o Acesso às Informações Genéticas do Trabalhador – Discriminação Genética e o Livre Consentimento Esclarecido. O instrutor foi o juiz da 6ª Vara do Trabalho, Ariel Salete de Moraes Júnior, que já abordou o tema do módulo em sua dissertação de mestrado e em livro de sua autoria.
“Muito se discute a respeito da discriminação com relação a sexo, raça, religião e não nos atemos às preocupações com situações decorrentes de avanços científicos e tecnológicos. Ao trabalhar esse tema no mestrado, foi verificado que, mesmo de forma velada, a discriminação genética já acontece. Quando se tem acesso ao perfil genético de alguma pessoa, existe a possibilidade de se identificar se ela tem o potencial, ou não, para desenvolver determinada doença. Se trazemos isso para o campo do emprego, uma empresa não quer contratar um trabalhador que tenha possibilidade de desenvolver determinado tipo de doença”, explicou.
O juiz trouxe para discussão também assuntos como a nova reforma trabalhista e as perseguições que a Justiça do Trabalho tem sofrido.
O 6º Curso Prático de Direito e Processo do Trabalho será concluído no próximo dia 26/10, com palestra do advogado Thiago D'Ávila Melo Fernandes, que abordará Reforma da Previdência Social.
|
|
|
|
Fotos: Daniela Sampaio/Ascom