• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Foi realizado nesta sexta-feira, 27/10, o 12º Fórum de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. O evento, que é organizado do Setor de Programas de Qualidade de Vida, da Diretoria Geral, como parte integrante dos Programas Bem Viver e Trabalho Seguro, teve como tema este ano “Viver o presente: Um caminho para a saúde plena”.

Sérgio Santana de Matos, diretor-geral substituto fez abertura do evento e falou sobre a importância do Fórum, que sempre traz temas atuais no campo da saúde para discussão entre servidores e magistrados. O Coral 20ª Voz fez uma apresentação especial na abertura do evento.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela servidora Robsneia de Paula Machado Souza, que abordou o tema “Gratidão: Virtude que nos leva a uma vida com plenitude”. Robsneia compartilhou experiências, estudos, deu algumas dicas e falou sobre os desafios para se vivenciar a gratidão.

“O nosso grande de desafio hoje em dia é parar, respirar, perceber e exatamente fazer o movimento interno e externo. Para tudo precisamos ser gratos, pois, assim, conseguimos ampliar a nossa percepção e podemos mudar de fato a nossa realidade, uma vez que podemos enxergar outras possibilidades. Está tudo muito corrido e esse é nosso grande desafio humano. Quando eu coloquei, por exemplo, o diário da gratidão, essa é uma forma que podemos exercitar essa calma e tranquilidade. Quando conseguimos encontrar em nosso redor coisas que, efetivamente, nos trazem bem-estar, geramos essa energia positiva, estimulando a produção de hormônios que são responsáveis pelo nosso bem-estar, prazer e satisfação, gerando, assim, um ciclo virtuoso. Dessa maneira, conseguimos viver de uma forma mais otimista e positiva”, explicou.

A segunda palestra teve como tema “Mindfulness: Mais Presença, menos estresse, mais qualidade de vida” e foi ministrada pelo psicólogo Vítor Friary. De acordo com o profissional, Mindfulness significa trazer a atenção para o que acontece no presente com gentileza, suavidade e compaixão.

“A prática do Mindfulness, às vezes, é traduzida como atenção plena. Mas Jon kabat-zinn, que foi um dos grandes pioneiros desse trabalho no ocidente, como parte de um programa de saúde, fala que Mindfulness deveria se chamar heartfulness, que significa coração grande. O meu propósito hoje foi introduzir as pessoas para primeiro entender o que é o Mindfulnes. Abordamos, também, a depressão no mundo do trabalho e como ela é uma causa de adoecimento. Daí, discutimos como o Mindfulness, através de um trabalho terapêutico, pode ajudar pessoas que são acometidas pelo stress, pelo adoecimento, como a depressão ou transtorno de ansiedade, a melhorarem e transformarem a sua relação com as experiências e com a vida”, concluiu Vitor.

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom