• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O juiz do trabalho Rogério Neiva, auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, apresentou no 23º Curso de Formação Inicial (CFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), palestra sobre técnicas e estratégias de negociação trabalhista, temática que faz parte da grade curricular de todos os CFIs.

Para Rogério Neiva, compreender a conciliação e os métodos de negociação é algo revolucionário, e, por mais que a conciliação seja feita há muitos anos, a compreensão da temática é algo novo. “Isso hoje tem uma dimensão de política pública judiciária e é importante ter noção disso”, afirmou.

O juiz explicou as diferenças entre negociação, mediação e conciliação por meio de exemplos práticos que acontecem no dia-a-dia das salas de audiência. O comportamento psicológico das partes durante cada uma das etapas também foi discutido.

Segundo Neiva, o curso é importante para que os juízes entendam as técnicas de conciliação e possam conduzir melhor as audiências, sabendo supervisionar os conciliadores e mediadores.

Fonte: Enamat