• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O TRT de Sergipe vai inaugurar nos próximos dias uma nova sede de vara do trabalho, cujas instalações trazem práticas relacionadas ao conceito de responsabilidade socioambiental. Telha translúcida, com passagem direta de iluminação solar, e piso tátil para facilitar o acesso de deficientes visuais são dois itens vistos no projeto de construção das novas instalações da Vara do Trabalho de Lagarto.  "Essas práticas, previstas em lei, vão garantir o acesso fácil de portadores de necessidades especiais", diz a desembargadora Graça Melo, presidente do TRT.
 
A acessibilidade recebeu atenção especial no projeto arquitetônico, com a colocação de rampas para acesso ao pavimento superior e portas de 90 cm em todas as instalações, além de adaptações nos banheiros masculino e feminino. Mas a grande novidade é sem dúvida o uso de telha translúcida. "Teremos uma economia significativa no consumo de energia elétrica, já que não precisaremos de luz solar durante o dia", ressalta o engenheiro Tadeu Matos Nascimento, servidor do TRT. 

A nova sede da Vara de Lagarto foi construída no mesmo terreno onde sempre funcionou a unidade. Os recursos, da ordem de 600 mil reais, foram do próprio orçamento do tribunal. A área de 573 m², localizada na Travessa Zacarias Júnior, terá salas de espera, de audiência, de juiz e de advogado, secretaria e arquivo. A cidade de Lagarto tem 93 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e está localizado no agreste sergipano. Os municípios de Simão Dias, Boquim, Pedrinhas, Tobias Barreto, Poço Verde, Salgado e Riachão do Dantas fazem parte da jurisdição.  A inauguração da nova sede acontecerá no dia 9 de abril.