Fórum de Gestão Estratégica do TRT20 chega a sua 5ª edição
- Publicado: Quinta, 14 Dezembro 2017
O público lotou o auditório do TRT da 20ª Região nesta quinta-feira, 14/12/2017, para acompanhar o V Fórum de Gestão Estratégica. O evento reuniu servidores, magistrados e entidades parceiras no auditório do TRT20 com o objetivo de fomentar a discussão e compreensão acerca da gestão estratégica do Tribunal.
O desembargador presidente, Thenisson Santana Dória, fez a abertura do Fórum e falou sobre a importância da realização do evento, que acontece, este ano, dentro da programação dos 25 anos de instalação do Tribunal. “Esse é um momento para a gente se revisitar, reavaliar e projetar o dia de amanhã. A nossa preocupação é no sentido de que tenhamos uma qualidade de vida, que esse alcance de metas possa fluir de uma maneira que nem se perceba que chegamos lá”, comentou o presidente.
Na primeira parte do evento, os participantes foram convidados a refletir sobre a atuação do servidor público num cenário de mudanças e adversidades. Para tal, o Fórum contou com a participação do renomado palestrante e escritor Rossandro Klinjey que apresentou o tema 'Eu escolho ser feliz'.
Segundo Rossandro, vivemos um momento onde o conceito de felicidade está muito relativizado ou muito dominado por pessoas que nos pautam o que é ser feliz. “Quando nós observamos essa busca pela felicidade, percebemos pessoas mais infelizes do que felizes. Ao estudarmos o comportamento humano, percebemos que felicidade é muito menos do que as pessoas vendem e são coisas muito simples como: relacionamento, convívio e harmonia, seja na vida familiar ou no trabalho. O que marca nossa vida como feliz, por exemplo, é um conjunto de atividades simples e cotidianas, em vez daquela coisa glamourosa que as pessoas vendem para nós”, explicou.
Rossandro destacou, ainda, a relação entre a busca exagerada pela felicidade com o surgimento de transtornos mentais. “Parte da depressão é a busca exagerada por essa felicidade, de forma patológica, doente. Às vezes, as pessoas estão deprimidas porque não alcançaram um padrão que elas estabeleceram ou que foi comprado. Quando penso que tenho que ser igual, que tenho que ter tudo e atingir um padrão, isso é motivo para enlouquecer e deprimir. Então, quando você aceita seus limites, seus defeitos, suas sombras, isso lhe enriquece profundamente, lhe apazigua e lhe traz felicidade”, disse o palestrante.
A segunda parte do evento, intitulada de “Diálogo sobre a estratégia – Momento de compartilhar”, trouxe a apresentação de resultados obtidos em 2017, destacando algumas iniciativas implantadas, bem como a apresentação do processo de revisão do Planejamento Estratégico Participativo para 2018.
Participaram das apresentações: Mônica Barreto, assessora de gestão estratégica; Jarbas Lisboa, secretário judiciário; Gabriela Rezende, assessora da secretaria-geral da presidência; Levi Mota, subsecretário de tecnologia da informação e comunicação; e Tatiana Dourado, psicóloga.
Neste ano, o Fórum de Gestão Estratégica contou com a participação especial dos servidores Carlos Pereira Júnior, Francisco de Souza Andrade, Paulo Roberto Moura Leite e Paulo Santos Vieira que animaram o público com a apresentação de algumas canções.
Fotos: Fábio Pamplona