• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
"Em meu nome e dos demais colegas quero lhes dar as boas vindas ao nosso Tribunal e à nossa equipe". Essas foram as primeiras palavras do coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação, Euler Prado Rocha, durante a solenidade de posse dos novos servidores, realizada na sala de sessões do Tribunal Pleno.

O coordenador parabenizou a todos pelo esforço e dedicação empreendidos para seleção no concurso público realizado pela Justiça do Trabalho. "A elevada concorrência comprovou o grande interesse dos candidatos em integrar o corpo funcional deste órgão, o que valorizou ainda mais a aprovação de cada um de vocês, confirmando a capacitação e preparação diferenciadas", disse.  

Euler afirmou que a informática é uma atividade meio que se destaca hoje pelo seu papel fundamental para o avanço e promoção da modernidade em todas as organizações. "A cada dia, a tecnologia da informação oferece novos recursos e contribui de maneira mais decisiva para o alcance dos objetivos estratégicos de todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas", ressaltou.

Unidade

O coordenador da CGTI lembrou que a unidade, mesmo contando com um quadro de pessoal sempre aquém do necessário, mas composta por pessoas bem capacitadas e comprometidas com a instituição, já alcançou condição de destaque nacional, elevada, em diversos momentos, como referencial no Judiciário Trabalhista. "Projetos como o Sistema de Cálculos, o Sistema de Despachos ou o Site dos Advogados são alguns exemplos de soluções desenvolvidas pela nossa equipe que foram adotados como padrão nacional. Já motivaram, inclusive, a visita de consultores da Fundação Getúlio Vargas que vieram ao nosso Tribunal com o objetivo de conhecer as soluções aqui desenvolvidas e incluí-las no projeto do Sistema Único de Administração Processual da Justiça do Trabalho a ser adotado nacionalmente", destacou.

Demandas

Segundo Euler Rocha, com o crescimento do órgão e o elevado grau de informatização, cresceu também, mas de forma desproporcional à equipe, a necessidade de desenvolvimento de um trabalho ainda mais célere e eficaz. Os clientes internos e externos se tornaram cada vez mais exigentes e ansiosos por soluções que facilitem o seu trabalho e lhes confiram mais segurança e facilidades. As demandas sobre a unidade são ainda reforçadas por determinações de órgãos como o TCU, TST, Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho que implicam sempre em reformulações significativas nos sistemas.  "Não obstante tenhamos consciência de todas as demandas que hoje se acumulam em nosso setor, acreditamos que a chegada de vocês coincide com um momento oportuno em nossa unidade. Um momento em que vislumbramos a necessidade, e já temos em andamento, um processo de mudança e aperfeiçoamento dos nossos mecanismos de trabalho, com a profissionalização da governança e o estabelecimento de indicadores de desempenho", revelou.

Recursos

Em seu discurso, o coordenador disse que a condução mais adequada da unidade baseia-se em um tripé fundamental: planejamento, orçamento e pessoas. "A nomeação de vocês reveste-se de especial importância e representa um marco histórico para o nosso Tribunal, pois hoje estamos compondo, pela primeira vez, o quadro de informática com a integração de analistas e técnicos que certamente farão a diferença neste órgão", afirmou.

Para o coordenador de CGTI, a excelente capacitação dos novos integrantes, aliada à experiência e os conhecimentos já acumulados pelos servidores, permitirá que a unidade retome, dentro de algum tempo, uma condição favorável de atendimento e satisfação das demandas do Tribunal. "Os desafios que teremos pela frente serão grandes, mas tenho certeza de que, juntos, conseguiremos", finalizou.