• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O filósofo e psicanalista Luiz Felipe Pondé foi responsável por ministrar, nesta segunda-feira, 04/06, a palestra de abertura do XV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20º Região (EJUD20).

A abertura do evento foi realizada pela juíza Kátia Alves de Lima Nascimento, coordenadora da EJUD20, e pelos desembargadores Jorge Antônio Andrade Cardoso e Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira. Em sua fala, dra. Kátia Nascimento deu as boas-vindas, agradeceu o empenho da equipe responsável por viabilizar a realização do evento e solicitou a participação dos magistrados na discussão dos conteúdos propostos.

Com o tema “Liderança e Protagonismo”, a palestra de Luiz Felipe Pondé tratou de assuntos como mudança de modelos familiares, redução da natalidade, desarticulação da liderança através das mídias sociais, crescimento do capitalismo e diminuição de direitos, entre outros temas da contemporaneidade.

De acordo com o profissional, para exercer uma função de liderança e protagonismo, em qualquer área, é preciso um enorme grau de informação. “É preciso lidar com um mundo que está em transformação agressivamente, em que se tem muita dificuldade de controlar os processos e no qual se observa um processo de mudança radical da democracia”, disse.

Entender o protagonismo e a liderança está, assim, relacionado a uma possível obtenção de êxito na vida. “É importante que eles saibam o terreno em que estão pisando, tanto no sentido pessoal, como no sentido de lidar com esse suposto equilíbrio entre direito, dever, trabalho, capital”, finalizou Pondé.

O XV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados segue até a sexta-feira, 08/06, com a participação de palestrantes deste Regional e de outras instituições. Cerca de 40 magistrados participam do evento.

Confira aqui a programação completa.

Fotos: Layanna Machado/Ascom