Encontro reúne Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil
- Publicado: Segunda, 04 Junho 2018
O presidente do CSJT, ministro Brito Pereira, abriu a primeira reunião conjunta entre os Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil. No encontro, a versão nacional da campanha “Não leve na brincadeira. Trabalho infantil é ilegal. Denuncie.” foi exibida aos gestores nacionais e regionais
Pela primeira vez, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu reunião conjunta entre o Programa Trabalho Seguro e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O presidente do CSJT, ministro Brito Pereira, abriu o encontro destacando a importância das ações lideradas pela Justiça do Trabalho em favor da prevenção de acidentes de trabalho e da preservação da infância. “Os dois programas contribuem com causas sociais que devem ser sempre motivo de reflexão pela sociedade”, assinalou o ministro.
O objetivo principal, ao reunir os gestores numa mesma data, foi definir procedimentos comuns, sobretudo no que diz respeito ao cronograma de atividades ao longo do ano e à execução orçamentária. A orientação do ministro Brito Pereira para 2018 é que seja apresentado um plano de trabalho pelos Tribunais, com etapas de execução, para que todos os recursos destinados às atividades sejam utilizados com efetividade.
A reunião contou com a presença das ministras Kátia Arruda e Maria de Assis Calsing, coordenadora e vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, respectivamente, e das ministras Delaíde Miranda Arantes e Maria Helena Mallmann, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Programa Trabalho Seguro.
Campanha
Na abertura da reunião também foram apresentadas as peças da campanha publicitária que será lançada em referência ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A ministra Kátia Arruda destacou que a produção não trouxe ônus ao TST e ao CSJT. “Foi uma doação da Audi Comunicação com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap)”, ressaltou.
Em 2017, a campanha foi realizada na região de Presidente Prudente, no oeste do estado de São Paulo. Este ano, será divulgada em todo o País. A produção recebeu diversos prêmios no ano passado, entre eles o primeiro lugar no festival de publicidade Festgraf, na categoria Ação de Cidadania.
De acordo com o publicitário Raul Audi Júnior, o material gráfico e audiovisual criado para a campanha não se utilizou de atores mirins. “Seria natural buscar a imagem da criança, mas resolvemos manter o objetivo da campanha, usando marmitas coloridas e relógios de ponto lúdicos para lembrar o universo infantil”, observou.
Entre as peças produzidas, estão dois vídeos, de 30 e 15 segundos, que foram pensados para veiculação nas emissoras de TV. Audi Júnior reforçou que a Abap e os Tribunais Regionais do Trabalho devem estimular as emissoras de TV a abraçarem a campanha. “Faço um apelo aos magistrados responsáveis pelos TRTs que entrem em contato com as televisões para sensibilizá-las a divulgar a ação”. A intenção é que o período de exibição seja de 1º a 30 de junho de 2018, com ações adicionais previstas para 12 de junho.
Fonte: CSJT