• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Nesta quarta-feira, 06/06, o XV Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados contou com a palestra de Eloiza Limeira, Coordenadora Nacional do Projeto Oratória Nova Acrópole, sobre o tema “Comunicação, Oratória e Escuta”.

Ao longo do encontro, foram trabalhadas não apenas técnicas específicas da oratória, mas a essência do processo de comunicação e escuta. “Eu pensei em como acrescentar algo para pessoas que têm uma experiência de fala. O que precisa ser trabalhado, então, é justamente a compreensão da profundidade dessa ciência que é a oratória”, explica.

Segundo Eloiza, isso permite que haja uma conexão entre as pessoas participantes do processo de comunicação, “através de ideias claras, de uma percepção objetiva do outro e através da missão que é transmitir uma mensagem de forma eficaz, mas uma mensagem válida, que tenha verdade, utilidade e bondade”. A essência da comunicação, portanto, está em dar vida a algo metafísico, que são as ideias, para que isso seja assimilado.

Para colocar em prática a fala e a escuta, os magistrados foram convidados a participar fazendo breves apresentações sobre si mesmos, que foram posteriormente comentadas pelos colegas. A palestrante propôs, ainda, exercícios práticos de postura.

O XV CIFCM, promovido pela Escola Judicial do TRT da 20ª Região, será concluído na sexta-feira, 08/06. Nos próximos dias serão abordados temas referentes à Reforma Trabalhista e ao Programa de Gerenciamento da Saúde Mental do Tribunal.

Fotos: Layanna Machado/Ascom