• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Renato de Lacerda Paiva, promove, entre os dias 20 e 21 de agosto, a terceira Reunião dos Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho. O encontro será realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e visa ao alinhamento das ações entre os gestores locais e a Vice-Presidência do CSJT.

Segundo o presidente do CSJT, ministro Brito Pereira, a troca de experiências é sempre bem-vinda e os encontros ajudam a ampliar o conhecimento. “O segundo semestre do Judiciário começa bem com o chamamento do ministro Renato de Lacerda Paiva para mais um encontro entre aqueles que realizam as conciliações em todo o Brasil. Tenho certeza de que será um evento de sucesso”, destacou o presidente do CSJT.

Neste ano, a abertura do evento será feita pelo vice-presidente do CSJT, ministro Renato de Lacerda Paiva. A programação inclui painéis sobre o uso de ferramentas digitais na conciliação, a estrutura dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e o novo projeto de conciliação dos processos do TST. “A conciliação na Justiça do Trabalho vem alcançando resultados satisfatórios, alterando a cultura da litigiosidade, reduzindo os custos do processo e garantindo soluções mais rápidas e justas às partes, que cada vez mais estão se conscientizando sobre a importância da solução consensual”, disse o ministro Renato de Lacerda Paiva. E completou: “A promoção de eventos, em prol do aperfeiçoamento e disseminação das práticas de conciliação, mostra-se essencial para a consolidação desse importante instrumento de pacificação social”.

Na edição de 2017, o evento teve como tema principal a Resolução 174/2016 do CSJT, que trata da política judiciária nacional de tratamento adequado das disputas de interesses no âmbito da Justiça do Trabalho. Nessa edição, o foco será o funcionamento e a estrutura dos Centros de Conciliação.

Fonte: CSJT