• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Aprendizagem é tema de documentário na TV Justiça

As histórias narradas por seis jovens de diferentes cidades brasileiras mostram como a educação, aliada à formação profissional, pode mudar a realidade.

“Aprendizagem, o futuro em construção” é o documentário que estreou neste domingo (26), às 22h, na TV Justiça. No filme, seis jovens aprendizes de diferentes cidades do país compartilham histórias de vida e contam como o Programa de Aprendizagem lhes abriu a possibilidade de um futuro profissional bem-sucedido e marcado por oportunidades.

Para promover o documentário e abordar as vantagens da aprendizagem, a ministra do TST Kátia Arruda, esteve nos estúdios do Jornal da Justiça 1ª Edição, da TV Justiça. "Na aprendizagem, todos ganham: o jovem, a empresa e a sociedade. O jovem porque tem acesso a conhecimentos técnicos e práticos sem deixar a escola, o que é fundamental; a empresa, porque o aprendiz veste a camisa e, com isso, a sociedade também sai ganhando", disse. "No documentário, procuramos selecionar aprendizes do campo, da indústria e do comércio para mostra a mudança na vida desses jovens e das empresas", destacou a ministra do TST e coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Documentário aborda aprendizagem do campo e na cidade

Nas plantações de uma fazenda em Barreiras (BA), em meio ao barulho das máquinas de uma montadora de veículos em São Bernardo do Campo (SP) ou nas ruas do Rio de Janeiro (RJ), as histórias, narradas pelos protagonistas, mostram como a educação, aliada à formação profissional, pode mudar a realidade de jovens e garantir os direitos previstos na Lei da Aprendizagem.

O documentário é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e foi produzido pela Coordenadoria de Rádio e TV do Tribunal Superior do Trabalho. Além de ser exibido na TV Justiça, o filme poderá ser visto no canal oficial do CSJT no Youtube.

Fonte: CSJT