• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Magistrados do trabalho brasileiros podem se aprofundar mais sobre as normas trabalhistas de Portugal

Magistrados do trabalho de todo país poderão se atualizar com o projeto ‘Grandes Aulas’ promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A intenção é trazer grandes personalidades do Brasil e também de outros países para falar sobre temáticas que impactem o Direito do Trabalho.

Na palestra realizada nesta terça-feira (28), por exemplo, o professor Dário Moura Vicente, da Universidade de Lisboa (Portugal), falou sobre “A crise econômica e o favor laboratoris: a recente experiência de Portugal”. A intenção do docente foi trazer para os magistrados brasileiros as experiências que a crise econômica, ocorrida em Portugal entre 2011 e 2014, trouxe ao direito laboral do país.

“Escolhi esse tema por acreditar que é de interesse dos colegas (magistrados) brasileiros. O Brasil hoje vive atualmente uma crise econômica, e houve, recentemente, uma reforma trabalhista que em alguns aspectos se assemelha ao que ocorreu em Portugal” destacou o especialista.

Durante a palestra ele detalhou os principais pontos que foram tratados pela reforma trabalhista portuguesa como demissão, pagamento de indenizações, tempo de trabalho e banco de horas.

O professor da Universidade de Lisboa, no entanto, enfatiza que o Direito do Trabalho português continua muito diferente do brasileiro. Segundo ele, em Portugal o sistema é mais protetivo ao trabalhador.

Todas as palestras do projeto Grandes Aulas ficam disponíveis no canal da Enamat do Youtube.

Fonte: Enamat