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GOVERNANÇA PÚBLICA

Simbolo Governana
 
Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (TCU, 2014).
A boa governança busca garantir maior efetividade (produzir os efeitos pretendidos) e maior economicidade (obter o maior benefício possível da utilização dos recursos disponíveis) das ações e programas de governo.
 
 
PAPEL DA SECRETARIA DE AUDITORIA NO SISTEMA DE GOVERNANÇA
A Secretaria de Auditoria é o órgão de instância interna de apoio à governança que tem as funções de realizar a comunicação entre partes interessadas internas (presidência e unidades administrativas) e externas (CNJ, CSJT e TCU) à administração, bem como auditorias internas que avaliam e monitoram a governança, riscos e controles internos, comunicando quaisquer disfunções identificadas à alta administração. A auditoria interna realiza os seguintes trabalhos de avaliação de governança:

Organizacional: (a) a integridade, os valores éticos; (b) a abertura e o engajamento das partes interessadas; (c) a definição de resultados e de benefícios sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais; (d) a definição de intervenções necessárias para potencializar e otimizar resultados e benefícios; e (e) o desenvolvimento das capacidades (das organizações, da liderança e dos indivíduos) necessárias àquele fim; (f) a gestão de riscos e de desempenho (sustentado por controles internos e instrumentos robustos de gestão das finanças públicas); e (g) a transparência e a accountability (possível por meio da implementação de boas práticas, como as relacionadas a prestação de contas e responsabilização).

Atividades Intraorganizacional: a governança de pessoal, de informação, de tecnologia, de logística, de investimentos, de orçamento e finanças, de regulamentações etc.

TRABALHOS DE AVALIAÇÃO

 1. Organizacional 2. Intraorganizacional 3. Controle Interno 4. Gestão de Riscos