• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

TRT-20 Sustentável: Consumo consciente de Energia Elétrica

No Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT20), a sustentabilidade não é apenas uma palavra de modismo, mas um compromisso levado a sério. A Campanha “TRT-20 Sustentável e Consciente: Somos todos responsáveis!”, aborda, esta semana, o consumo consciente de energia elétrica e por meio dela reafirma-se o compromisso com a preservação do meio ambiente e a utilização responsável de recursos.

Diante do cenário do contexto global de crescente consciência ambiental e reconhecimento da escassez de recursos naturais, é crucial que o TRT-20 lidere pelo exemplo e promova práticas sustentáveis que façam a diferença não apenas no ambiente de trabalho, mas no mundo.

As ações implementadas pela Secretaria de Obras, Serviços e Manutenções (Somas) destacam o compromisso com a eficiência energética. Dentre as iniciativas, foi realizada a substituição das lâmpadas tradicionais por LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade. Diminuiu-se também o número de lâmpadas ativas onde a segurança e o conforto dos usuários não sejam prejudicados.

A manutenção e eficiência dos espaços são fundamentais para a economia de energia. Para isso, é verificado regularmente o isolamento e a vedação de janelas e portas para evitar perdas de calor ou frio, o que pode reduzir a necessidade de aquecimento ou resfriamento.

No campo dos equipamentos e eletrodomésticos, o TRT-20 priorizou a alta eficiência energética. Atualmente, está em andamento uma licitação para a renovação de aparelhos de ar-condicionado. Os novos equipamentos deverão conter o selo de eficiência energética.

Além disso, há o empenho na geração de energia renovável. Já foram instaladas placas fotovoltaicas para a produção de energia solar na sede do TRT-20 e segue em estudo a implementação dessa tecnologia nas Varas do interior.

O TRT-20 busca ainda identificar oportunidades de economia de energia por meio de estudos regulares e instalação de temporizadores de controle do sistema de energia.

Neste ponto, vale ressaltar que, das 18h às 21h, o TRT-20 paga um valor oito vezes mais caro pela energia elétrica. Isso torna crucial a conscientização de todos para a necessidade de desligar todos os equipamentos possíveis ao final do expediente, gerando economia significativa nos custos de energia.

O TRT-20 encara a campanha como uma responsabilidade compartilhada. Cada passo que se dá em direção ao consumo consciente de energia elétrica reforça a imagem de uma instituição comprometida com a sustentabilidade, e somos todos responsáveis!”

Esse é apenas o começo de uma jornada rumo à sustentabilidade. Na próxima semana, a “TRT-20 Sustentável e Consciente: Somos todos responsáveis!” levará essa discussão ainda mais adiante, mostrando como cada um de nós, como indivíduos, pode desempenhar um papel ativo nesta importante missão. Fique atento às nossas próximas dicas, que trarão estratégias simples, mas eficazes, que toda a sociedade pode adotar no dia a dia para promover o consumo consciente de energia elétrica. Acredite na mudança é o primeiro passo para fazê-la acontecer.

Leia mais:

TRT-20 lança campanha sobre sustentabilidade e consumo consciente
Servidores do TRT-20 participam, no TST, de curso sobre Eficiência Energética em edificações
Placas Solares começam a ser instaladas na sede do TRT-20

Por Somas