• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

TRT/SE alinha detalhes de evento sobre trabalho escravo com instituições parceiras

Seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”, acontece no dia 11/10

Na segunda-feira, 30/9, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), recebeu em seu gabinete, representantes das instituições parceiras e apoiadoras do seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”, que acontecerá no dia 11/10.

Com objetivo de alinhar o planejamento do evento, os representantes das instituições discutiram também estratégias de divulgação, para conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema. 

O presidente do TRT/SE, desembargador José Augusto do Nascimento, ressaltou a importância do acolhimento, da união e empenho no planejamento de ações de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas em Sergipe. “Aqui conversamos sobre um assunto que tem sido tratado de uma maneira ampla pelos Tribunais Superiores, pela importância do tema. Uma instituição só não consegue resolver. Na verdade, nosso esforço aqui é para buscar ao máximo minimizar essa realidade muito triste. Precisamos levar a informação sobre o trabalho escravo contemporâneo. O mundo mudou, as coisas mudaram. Deixar alguém em um ambiente sem condições mínimas de dignidade não deve ser tolerado. O papel da autoridade e de quem forma opinião, mais do que punir, é esclarecer e orientar”, disse o presidente do TRT/SE.

 

TRT/SE alinha detalhes de evento sobre trabalho escravo com instituições parceiras

Para o um dos gestores do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante, que no âmbito do TRT/SE,  desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso. “A presença de todos demonstra a importância do tema. Queremos levar essa conscientização através desse seminário que terá, como um dos palestrantes, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho, coordenador nacional do programa. Esse é um passo importante, de integração entre as instituições, que vai gerar bons frutos”, destacou.

O juiz do Trabalho Henry Cavalcanti de Souza Macedo, também gestor do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante, ressaltou que para combater o trabalho escravo é necessária uma atuação em rede. “É preciso um fluxo de atendimento, com vários agentes políticos e sociais envolvidos. A burocracia é um obstáculo para a resolução efetiva desses problemas, então mostramos às instituições e à sociedade que é possível e que estamos preocupados em combater o trabalho escravo e o tráfico de pessoas”, explicou o juiz.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), do Ministério Público Federal (MPF), Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE) e Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (ASSAT).

TRT/SE alinha detalhes de evento sobre trabalho escravo com instituições parceiras

O seminário é realizado pelo TRT/SE, pela Ejud-20 e pelos Programas Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante, de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e Trabalho Seguro e tem o apoio do Grupo Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20). 

Programação

O seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”, será realizado no dia 11/10, a partir das 8h30, no auditório do TRT/SE. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Confira a programação completa abaixo. 

TRT/SE alinha detalhes de evento sobre trabalho escravo com instituições parceiras


Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE), com informações da Ascom MPT-SE
Fotos: Moema Lopes