Página Principal
Cejusc da 20ª Região promove mais uma edição da campanha “Elas em Pauta”
- Publicado: Sexta, 07 Março 2025
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) realiza a campanha “Elas em Pauta 2025”, nos períodos de 10 a 14/3, das 8h às 12h e de 24 a 28/3, no mesmo horário.
O evento tem como objetivo buscar soluções por meio de conciliações em processos que envolvam mulheres. Ao total, 160 processos com a pauta temática “mulher”, passarão por audiências de conciliação no 1º e 2º graus de jurisdição.
“As estatísticas mostram que as pautas temáticas são mais eficientes nos índices de conciliação e a campanha ‘Elas em Pauta’ tem também a finalidade de melhorar nossos índices. A cultura de paz precisa ser ainda mais difundida e massificada. O TRT-20 tem avançado bastante, mas podemos sempre melhorar. A conciliação é boa tanto para apaziguar os ânimos, quanto no sentido do pagamento, que quando espontâneo, é também o mais eficiente. Quando temos um processo puramente litigioso, que é uma sentença proferida pelo magistrado e depois com uma execução forçada, a chance desse processo ter êxito até o seu final é muito pequena. Os dados mostram isso. Mas se esse processo for pelo caminho da conciliação, a possibilidade dele ser resolvido é muito maior”, fundamenta o coordenador do Cejusc do 1º Grau, juiz Henry Macedo.
A Campanha Elas em Pauta foi idealizada pelo TRT da 6ª Região (Pernambuco) e a proposta foi adotada em 2024 por toda a Justiça do Trabalho. É o segundo ano que o TRT da 20ª Região realiza a ação.
Para finalizar o mês da mulher, serão realizadas outras atividades direcionadas ao público feminino no período de 24 a 28/3. A iniciativa é fruto da parceria com o Instituto Ágatha e conta com apoio dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no 1º e 2º graus de jurisdição, do Pop Rua Jud Aju, do Programa Nacional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE)