Página Principal
TRT/SE e Instituto Ágatha promovem semana de empoderamento e emancipação feminina
- Publicado: Sexta, 21 Março 2025
As atividades que homenageiam as mulheres continuam. Na próxima segunda-feira, 24, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT/SE), através do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), em parceria com o Instituto Social Ágatha, lançará o evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’, com programação direcionada às mulheres durante toda a semana, no auditório da Escola Judicial (Ejud-20), finalizando na sexta-feira, 28.
O evento prevê a participação de cerca de 200 meninas adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, provenientes de escolas públicas. Também poderão participar as mulheres que integram a comunidade do TRT/SE, como as servidoras, estagiárias, reclamantes, reclamadas, advogadas, funcionárias de empresas terceirizadas etc. Na programação, terá visita ao TRT, apresentação de teatro, oficinas sobre empreendedorismo e empoderamento, dentre outras atividades.
Coordenador do Cejusc do 1º grau, o juiz Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, enfatizou que o propósito do evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ é promover ações direcionadas às mulheres e aproximar o Tribunal da sociedade, foco da atual gestão. “As alunas poderão conhecer a sede do tribunal, as varas, como funcionam as audiências e as sessões de julgamento. Além disso, vamos oferecer, em parceria com o Instituto Ágatha, que é uma ONG que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, ações, oficinas, com temas sensíveis às mulheres”, explicou o juiz Henry Cavalcanti.
“Não estamos só com o propósito de trazer um empoderamento feminino, mas sim de promover ações que visem a emancipação da mulher”, enfatizou o coordenador do Nupemec, desembargador Thenisson Santana Dória, citando que durante o mês de março, o TRT/SE tem realizado diversas ações e, dentre elas, a inclusão de um mural com mulheres que se emanciparam e têm destaque no ramo de atuação. “Embora sejamos homens e privilegiados em uma sociedade machista, as mulheres devem ter a nós como aliados. É com esse propósito que organizamos este evento”, acrescentou o desembargador.
O desembargador Thenisson Santana Dória ressaltou, ainda, a importância da participação de mulheres na coordenação de programas e subcomitês, como a desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, gestora regional do Programa Trabalho Seguro; a desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, gestora regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade; e a desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, diretora da Ejud-20. “Esperamos cumprir o papel de trazer um caráter emancipatório da mulher, que ela possa sair daqui mais fortalecida e mirar em mulheres de sucesso”, comentou o coordenador do Nupemec.
Apoio
O evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ conta com o apoio da Ejud-20; do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no primeiro e segundo graus de jurisdição; dos Programas de Equidade; de Enfrentamento ao Trabalho Escravo; de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem; do Programa Trabalho Seguro; e do Comitê Pop Rua Jud Aju.
Por Ascom TRT/SE