• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT/SE), através do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), em parceria com o Instituto Social Ágatha, iniciou nesta segunda-feira, 24, o evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’. Foram recebidas cerca de 30 meninas adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, provenientes do Centro de Excelência Coronel Francisco Souza Porto, instituição estadual de ensino, situada no bairro América, em Aracaju/SE.

Na abertura, o coordenador do Nupemec, desembargador Thenisson Santana Dória, informou que o evento acontecerá durante esta semana, até a próxima quinta-feira, 27, com realização de oficinas, rodas de conversa, debates e exposições. “Queremos que vocês, mulheres, saiam daqui autônomas, emancipadas das suas escolhas, livres e orgulhosas de quem são”, ressaltou o desembargador, frisando que o “lugar de mulher é onde ela quiser”.

A professora Silvana Maria Santos, gestora do Centro de Excelência Coronel Francisco Souza Porto, citou que a escola, instalada num bairro de vulnerabilidade e violência, possui no quadro de alunas, meninas pretas, com famílias desestruturadas, com mães que já passaram por feminicídio, que são abusadas. “Estar no TRT hoje é uma troca de ambiente importante. Ver um ambiente de possibilidades, que elas possam estar nesse lugar futuramente. É se colocar e se sentir empoderadas para estar aqui, quem sabe, no futuro”, destacou a professora.

Após a abertura, o coordenador do Cejusc do 1º grau, o juiz Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, encaminhou as alunas para a Sala de Sessões, na sede do TRT, para acompanharem uma sessão de julgamentos. Em seguida, as alunas participaram das oficinas do Instituto Social Ágatha, no auditório da Escola Judicial (Ejud-20) .

“Vamos socializar conhecimento sobre empoderamento feminino, leis, violência doméstica”, explicou a diretora do Instituto Social Ágatha, Talita Verônica, acrescentando que durante os dias de evento acontecerão dois blocos de atividades. No primeiro elas conhecerão o TRT e, no segundo bloco, será proporcionada uma vivência lúdica com a psicóloga, que falará sobre autoestima, relacionamento abusivo, sororidade e empatia. “Tudo isso para fortalecer essa mulher e para que ela possa entender que ela é autora da sua própria história”, concluiu.

Paralelo às atividades desenvolvidas com as alunas, foi realizada mais uma rodada de conciliações em processos que envolviam mulheres, em continuidade à campanha ‘Elas em Pauta 2025’. A programação seguirá até a próxima sexta-feira, 28, atendendo a 160 processos no 1º e 2º graus de jurisdição.

Participação

A abertura do evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ contou com a participação da diretora da Ejud-20, a desembargadora Vilma Leite Machado Amorim; da desembargadora Maria das Graças Monteiro Melo, que está atuando neste mês no Centro de Conciliação do 2º Grau; da desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, gestora do Programa Trabalho Seguro e também do Comitê de Combate ao Assédio Moral e Sexual; do presidente da Associação de Magistrados, o juiz Carlos João de Gois Junior; da juíza Júlia Borba Costa Noronha, que é uma das gestoras regionais do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, e integra o Subcomitê de Equidade e Diversidade, no âmbito do TRT/SE; da presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, a advogada Dayse Almeida; da  secretária-geral da OAB/SE, a advogada Andrea Leite de Souza; e das representantes do Instituto Social Ágatha, Talita Verônica da Silva e Valéria Chapman.

Realização

O evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ conta com o apoio da Ejud-20; e é uma realização também do  Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no primeiro e segundo graus de jurisdição; dos Programas de Equidade; de Enfrentamento ao Trabalho Escravo; de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem; do Programa Trabalho Seguro; e do Comitê Pop Rua Jud.

 

Por Ascom TRT/SE