• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

 _DSC0655.JPG

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou, nesta segunda-feira, 30, a entrega de agasalhos e cobertores para a Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de Aracaju, que direcionará os itens a pessoas em situação de rua. As arrecadações foram realizadas a partir da ‘Campanha do Agasalho’, que integra a Agenda Bem Viver 2025 e ações do Plano de Logística Sustentável da atual gestão. As doações tiveram como objetivo proporcionar conforto e dignidade a essa população no período mais frio e chuvoso do ano em Sergipe.

A campanha foi realizada durante todo o mês de junho e mobilizou magistrados(as), servidores(as), advogados(as), estagiários(as) e a sociedade em geral, que contribuíram com a doação de roupas de frio e cobertores. A iniciativa contou com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Astra XX), do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Sergipe (Sindjuf/SE), da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas de Sergipe (Assat/SE)  e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE).

Durante a entrega, o coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Aracaju, Marcos Corrêa de Carvalho, ressaltou o impacto social da campanha promovida pelo TRT-SE, especialmente pelo olhar humanizado que norteia a ação. “É esse olhar que dá dignidade. A gente vê, nas ruas, irmãos e irmãs que não têm um lençol, uma roupa para vestir ou acesso a documentação. E campanhas como a do TRT de Sergipe fortalecem nossas ações diárias”, afirmou.

Marcos também aproveitou a ocasião para falar sobre o trabalho da Pastoral, que atua com apoio de instituições e voluntários na assistência à população em situação de rua. Ele citou a inauguração, há quatro meses, do ‘Restaurante Popular Solidário Papa Francisco – Alimentando Vidas’, localizado ao lado da Catedral de Aracaju. O espaço oferece, em média, 300 refeições diárias, e atende, principalmente, pessoas que se encontram nas ruas em razão de rompimentos familiares.

O Presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, ressaltou que a Justiça do Trabalho em Sergipe tem um papel que vai além das decisões judiciais, que reforçam o compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a promoção da cidadania. “Ao mobilizarmos nossa comunidade interna e parceira para ajudar quem mais precisa, fortalecemos os laços de solidariedade e mostramos que o Judiciário também está presente nas ruas, de forma sensível e transformadora”, reforçou.

A entrega também contou com a presença do desembargador Thenisson Santana Dória, coordenador do Subcomitê PopRuaJud do TRT-SE; do diretor-geral do Tribunal, Sérgio Santana de Matos; do secretário-geral da Presidência, Maurício Fontes Figueiredo; da secretária de Gestão de Pessoas, Cláudia Levita; do advogado Bruno Rondon, representando a OAB/SE; da coordenadora do Projeto Banho para Todos, Evânia Andrade; e do vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana, Paulo Evangelista Neto.

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)