Página Principal
TRT-SE doa computadores a escolas públicas e fortalece a inclusão digital de jovens
- Publicado: Sexta, 29 Agosto 2025
Na manhã desta sexta-feira, 29/8, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou a entrega de 20 computadores e 40 monitores a duas escolas públicas do interior sergipano. A ação, voltada à promoção da inclusão digital e ao fortalecimento da cidadania, beneficiou o Centro de Excelência Augusto Franco, em Pedra Mole, e a Escola Municipal José do Carmo Souza, em Macambira.
A iniciativa é realizada por meio do Programa Aluno Cidadão e integra as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), no âmbito nacional.
A solenidade de entrega ocorreu na Vara do Trabalho (VT) de Itabaiana e reuniu magistrados(as) e servidores(as) do TRT-SE, alunos(as) e representantes das escolas contempladas. Cada escola recebeu 10 computadores e 20 monitores, que irão compor os laboratórios de informática das instituições de ensino, oferecendo aos estudantes melhores condições de aprendizado e preparo para o mercado de trabalho.
O objetivo é ampliar as oportunidades de jovens, garantindo o acesso a ferramentas tecnológicas que favoreçam uma educação de qualidade e contribuam para a erradicação do trabalho infantil.
Segundo o presidente do TRT-SE e gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, a doação representa um importante instrumento de transformação social. “Ao entregar esses equipamentos, o Tribunal reafirma seu compromisso com a inclusão digital e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção da infância e da juventude. Trata-se de uma contribuição que amplia horizontes educacionais e oferece novas oportunidades, ajudando a romper o ciclo do trabalho infantil”, explicou.
Duarante a cerimônia, a juíza titular da Vara do Trabalho de Itabaiana, Kátia Alves de Lima Nascimento, além de apresentar a sala de audiências aos estudantes e explicar a dinâmica do trabalho de um juiz, ressaltou a conexão do Programa Aluno Cidadão com o combate ao trabalho infantil.
“A educação é sempre o melhor caminho para a ascensão social. Muitos de nós, magistrados, viemos de classes sociais mais humildes, estudamos em escolas públicas e, por meio do estudo, alcançamos o cargo que ocupamos hoje. Essa é a grande força transformadora da educação e o motivo pelo qual esse projeto é tão especial para a Justiça do Trabalho”, afirmou a magistrada.
O juiz do Trabalho Carlos João de Gois Junior, aproveitou a oportunidade para incentivar os estudantes. “A gente só consegue vencer com a educação. E não é só ir para o colégio, é preciso ter estrutura. Tenho certeza de que esses equipamentos serão muito importantes para vocês. Aproveitem. Vocês têm a vida toda pela frente e, com esforço e estudo, podem chegar onde quiserem”,declarou.
Para o servidor Edézio dos Santos, lotado na Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (DAIDI), a inclusão digital não é apenas sobre o acesso à tecnologia, mas também sobre abrir caminhos para a educação de qualidade e para a igualdade de oportunidades. “Ao levarmos computadores para escolas públicas, estamos oferecendo ferramentas que podem transformar a realidade desses estudantes e ampliar suas perspectivas de futuro”, disse.
Representando o município de Macambira, a secretária municipal de Educação, Alessandra Meireles de Melo Oliveira, agradeceu pela doação e destacou o impacto para a comunidade escolar. “É de grande importância a nossa escola receber estes computadores, até porque é uma comunidade que precisa demais desses equipamentos. Por isso, é com imensa alegria que recebemos essa doação.”
Já o diretor regional de Educação da DRE3, do Estado de Sergipe, Gladston dos Santos, salientou a relevância dos equipamentos para o fortalecimento da aprendizagem. “Estamos aqui para receber os computadores oriundos do TRT, um momento muito importante para nossas escolas. Essas máquinas vão dar um suporte grandioso para nossos estudantes, permitindo aprimorar pesquisas, ampliar o acesso às tecnologias e contribuir de forma significativa com a aprendizagem”, afirmou.
O diretor-geral do TRT-SE, Sérgio Matos, formalizou a entrega dos equipamentos por meio da assinatura dos termos de doação. Pelo município de Macambira, assinou a diretora da Escola Municipal José do Carmo Souza, Luciene Francisca Souza da Conceição, e a secretária municipal de Educação, Alessandra Meireles de Melo Oliveira. Já pelo município de Pedra Mole, assinaram a diretora do Centro de Excelência Augusto Franco, a professora Kátia Maria da Conceição Santos, e o diretor regional de Educação da DRE3, do Estado de Sergipe, Gladston dos Santos.
Ações como essa reforçam o compromisso da Justiça do Trabalho com a responsabilidade social, estimulando o desenvolvimento educacional e o futuro profissional dos jovens sergipanos.
Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)