Página Principal
TRT-SE receberá exposição fotográfica “Aracaju Além das Lentes”
- Publicado: Quarta, 10 Setembro 2025
Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) receberá, de 22 a 26 de setembro, a exposição fotográfica “Aracaju Além das Lentes”, no hall do edifício-sede. O evento é uma iniciativa do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão.
A mostra é fruto do projeto IncluZoom, um curso realizado pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar), uma idealização dos irmãos que dão nome à instituição. A iniciativa reúne jovens com deficiência intelectual e os insere no universo da fotografia como ferramenta de expressão e de inclusão social por meio da aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.
Olhares que revelam pertencimento
Na exposição, os alunos e alunas do IncluZoom apresentarão registros fotográficos de pontos turísticos de Aracaju, destacando aspectos de acessibilidade presentes nesses espaços. Cada imagem trará não apenas uma paisagem, mas também um convite a enxergar a cidade sob a perspectiva da inclusão.
Com esse trabalho, a capital sergipana é homenageada pelos seus 170 anos, celebrados em 17 de março, enquanto se reafirmará a importância da diversidade humana em duas outras datas simbólicas: o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Além das fotografias, os visitantes poderão acessar audiodescrição por meio de QR Code, recurso que torna a experiência inclusiva também para pessoas com deficiência visual. Durante a mostra, no período de 9h às 12h, os jovens fotógrafos e fotógrafas estarão presentes para recepcionar o público e compartilhar suas experiências.
Mais do que celebrar marcos históricos e sociais, “Aracaju Além das Lentes” evidenciará o sentimento de pertencimento e o impacto transformador da arte quando aliada à inclusão social. A iniciativa somará esforços para garantir visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência, promovendo acessibilidade, inclusão e cidadania.
Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)