• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

Representantes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia visitam local do Mutirão PopRuaJud Aju

Com o evento se aproximando, o Mutirão PopRuaJud Aju entra na reta final de preparativos. Na quarta-feira, 15, o desembargador Thenisson Santana Dória, coordenador do Comitê Local PopRuaJud de Sergipe, recebeu representantes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que estiveram no Tribunal para conhecer o espaço onde serão realizadas as consultas oftalmológicas durante o evento. O Mutirão acontecerá no próximo dia 24 de outubro, no estacionamento do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, em Aracaju.

A participação do CBO no Mutirão será inédita no nosso estado e resulta do Acordo de Cooperação Técnica firmado, em junho deste ano, entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, com o objetivo de desenvolver ações voltadas ao atendimento da população em situação de rua.

O CBO enviará médicos voluntários para realizar atendimentos oftalmológicos durante o evento. Além das consultas no dia do Mutirão, os profissionais farão o acompanhamento das pessoas atendidas, abrangendo diagnóstico, tratamento e encaminhamento para reabilitação ou continuidade do cuidado da saúde ocular aos serviços públicos de saúde. 

Durante a visita, os representantes do CBO — entre eles o presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Dr. Allan Cruz, e sua equipe — avaliaram o local onde será instalado o posto de atendimento e, juntamente com o desembargador Thenisson Santana Dória, definiram as necessidades de infraestrutura para garantir um atendimento de qualidade à população no dia do evento.

Sobre o Mutirão PopRuaJud Aju

O Mutirão PopRuaJud Aju acontecerá no dia 24 de outubro (sexta-feira), das 8h às 16h, no estacionamento do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, localizado na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, s/nº, bairro Capucho, em Aracaju. 

Com o objetivo de promover a cidadania e a dignidade da pessoa humana, será oferecido à população em situação de rua de Aracaju diversos serviços essenciais, como emissão de documentos, cadastro no CadÚnico, acesso a banho e outros atendimentos. 

A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, instituída pela Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Comitê Local PopRuaJud de Sergipe é composto por representantes do sistema de Justiça, órgãos públicos de assistência social e instituições ligadas ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR).

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)