Página Principal
TRT-SE reforça importância da prevenção no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama
- Publicado: Sexta, 17 Outubro 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), reforça neste domingo, 19 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência aumenta progressivamente com a idade, sobretudo após os 50 anos.
Principais sinais de alerta do câncer de mama:
- Aparecimento de nódulo (caroço) endurecido e indolor;
- Alterações na pele da mama, como aspecto avermelhado ou semelhante a “casca de laranja”;
- Secreção pelo mamilo;
- Mudanças no formato do seio;
- Presença de pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa tornou-se um movimento internacional de conscientização, que amplia o acesso a serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção.
Hábitos que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama:
- Praticar atividade física regularmente — contribui para o equilíbrio hormonal, manutenção do peso adequado e saúde mental;
- Adotar alimentação saudável e controlar o peso corporal — o excesso de peso pode provocar alterações hormonais que favorecem a doença;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas — o álcool aumenta o risco de diferentes tipos de câncer;
- Não fumar e evitar o tabagismo passivo — substâncias químicas do cigarro estão relacionadas a diversos cânceres;
- Realizar exames de rotina — a mamografia anual é essencial a partir dos 40 anos; mulheres com alto risco devem seguir orientação médica para iniciar antes.
Durante o período de amamentação, a queda de alguns hormônios e a renovação celular reduzem as chances de desenvolvimento do câncer de mama, tornando a amamentação prolongada uma aliada da saúde da mulher.
Programa Trabalho Seguro (PTS)
O PTS atua no âmbito da Justiça do Trabalho desenvolvendo, de forma permanente, ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes de trabalho.
No TRT-SE, o programa tem como gestoras regionais a desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira e a juíza Gilvania Oliveira de Rezende, que reforçam nesta data a importância do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para aumentar as chances de cura, reduzir a necessidade de tratamentos agressivos e garantir melhor qualidade de vida.
Por Daneiele Machado (Ascom TRT-SE)