Página Principal
TRT-SE promove evento dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão na VT de Lagarto
- Publicado: Sexta, 17 Outubro 2025
Um dia marcado por aprendizado e cidadania na Vara do Trabalho (VT) de Lagarto. Nesta sexta-feira, 17, o município recebeu o projeto “Cidadania em Movimento e Combate ao Trabalho Infantil”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE). A iniciativa, que integra os Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão, teve o objetivo de incentivar a cidadania ativa entre jovens matriculados em escolas públicas, promovendo o conhecimento sobre seus direitos e deveres e fortalecendo a consciência social.
Organizado pela Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (DAIDI), o evento reuniu cerca de 30 estudantes das Escolas Municipais João Benício dos Santos, João da Fraga Araújo e Rosendo Ribeiro de Souza, todas localizadas em Lagarto.
No início da manhã, a comitiva do TRT-SE foi recebida pelo diretor da Vara do Trabalho, Augusto de Almeida Maia, e pela equipe de servidores da unidade. A abertura do encontro foi conduzida pela secretária de Gestão de Pessoas, Cláudia Regina Zecchin Delle Vedove Levita, que deu as boas-vindas aos participantes.
Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com o juiz substituto do TRT-SE Pablo Rocha e o procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga, do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), que também é coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância). O encontro proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, reforçando o compromisso das instituições com a erradicação do trabalho infantil e a valorização da educação como caminho para um futuro melhor.
Na oportunidade, o juiz Pablo Rocha, destacou o papel transformador da educação e a relevância dos professores na formação de cada cidadão. Em um momento de inspiração para os jovens presentes, o magistrado também falou sobre a importância de acreditar nos próprios sonhos e de não desistir diante das dificuldades.
Já o procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga (MPT-SE), orientou os jovens sobre os direitos relacionados ao trabalho e à importância de respeitar as fases de desenvolvimento de cada idade. Também reforçou o valor do estudo, do lazer e da aprendizagem como caminhos para um futuro melhor.
O procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga (MPT-SE) contou que a experiência foi enriquecedora. “Ver as crianças enchendo o hall da Vara do Trabalho de Lagarto, participando deste dia, ver a alegria delas com a conversa que nós tivemos, foi realmente muito gratificante”, disse.
Na ocasião, foram entregues 21 computadores, cada um acompanhado de dois monitores, sendo sete destinados a cada escola participante. Os equipamentos serão utilizados na estruturação e fortalecimento dos laboratórios de informática das unidades de ensino.
O diretor-geral do TRT-SE, Sérgio Matos, formalizou a entrega dos equipamentos por meio de termos de doação, assinados pelo presidente do Regional Josenildo dos Santos Carvalho, pela secretária municipal de Educação de Lagarto, Taysa Mércia Damaceno e pelos(as) diretores(as) Marlete do Nascimento Souza (Escola Municipal Rosendo Ribeiro de Souza), Claudenice Santos de Jesus (Escola Municipal João da Fraga Araújo) e Flávio de Jesus Santos ( Escola Municipal João Benício dos Santos).
Sérgio Matos destacou que o projeto “Aluno Cidadão” tem como propósito levar cidadania e oportunidades a comunidades educacionais mais carentes. “O projeto busca mostrar aos jovens o que é ser cidadão, quais são seus direitos e até onde podem chegar. Criança é para estudar e brincar, não para trabalhar. Além disso, a doação de computadores permitirá que as escolas fortaleçam ou criem seus laboratórios de informática, promovendo a inclusão digital e preparando os alunos para o futuro e para o mundo do trabalho”, declarou.
A secretária municipal de Educação de Lagarto, Taysa Mércia dos Santos Damaceno, ressaltou a importância da parceria entre as instituições e o impacto do projeto na promoção da inclusão digital e da justiça social. “Essa ação é muito importante, porque a educação se constrói com esforço conjunto. Quando o Tribunal Regional do Trabalho estende seus braços por uma prática cidadã, ele também promove justiça social. Investir na educação, especialmente em escolas mais afastadas, é investir em um grande futuro — e nós, da Secretaria Municipal de Educação, somos gratos por fazer parte desse propósito”, agradeceu.
Uma das escolas contempladas está localizada em uma comunidade quilombola carente, no Povoado Pindoba — a Escola Municipal João Benício dos Santos. Para o diretor da instituição, Flávio de Jesus Santos, a doação representa um grande avanço para a educação local. “A chegada dos novos equipamentos é essencial para integrar nossos alunos à modernidade. Com as mudanças curriculares e o uso crescente de tecnologias, esses computadores garantirão que as crianças das comunidades mais isoladas tenham as mesmas oportunidades de aprendizado que as dos centros urbanos”, destacou.
Segundo o vigilante da Escola Municipal João Benício dos Santos, Presley da Silva Araújo, “a doação dos computadores será muito importante, pois a maioria das crianças ainda não tem contato com informática. Muitas não conhecem mouse, teclado ou ferramentas básicas de pesquisa na internet, como o Google ou o Chrome. E esses equipamentos poderão ajudá-los a estudar, pesquisar e se desenvolver academicamente”, afirmou.
Ao final, o aluno Leonardo, da Escola Municipal João da Fraga Araújo, fez a leitura de uma mensagem de agradecimento pela doação dos computadores, destacando a importância dos equipamentos para a melhoria da qualidade do ensino e para o fortalecimento da inclusão digital entre os estudantes.
O evento contou com a participação do desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e presidente do TRT-SE e dos servidores: José William da Silva, Sheila Moura Araujo, Maurício Fontes Figueiredo, Edézio dos Santos, Carlos de Jesus Dantas e a terceirizada Daniele Machado. Também participaram as tutoras regionais Ivaneide Lisboa Rodrigues e Andreza Andrade; e representantes das escolas: a secretária Natália Lima Oliveira (Escola Municipal João Benício dos Santos); o coordenador pedagógico Alex Xavier Nascimento (Escola Municipal Rosendo Ribeiro de Souza); e o secretário José Adelmo Lima dos Santos (Escola Municipal João da Fraga Araújo).
Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)