Página Principal
TRT-SE reforça compromisso social com programas de inclusão, cidadania e solidariedade
- Publicado: Terça, 21 Outubro 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) reafirma seu compromisso social por meio de iniciativas que complementam sua função jurisdicional. Nesta etapa do projeto “TRT-SE: Nos Bastidores da Justiça”, o foco está em ações voltadas à inclusão, cidadania e solidariedade, reforçando o empenho da instituição em aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade sergipana, fortalecer o diálogo com a comunidade e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A atividade judicial é a missão constitucional mais relevante do Tribunal. No entanto, as ações e programas sociais ampliam esse papel, pois levam esperança à sociedade, fortalecem a cidadania e ainda nos proporcionam aprendizados valiosos, que retribuímos em forma de cuidado e inclusão”, frisou o presidente do TRT-SE.
A primeira ação de destaque ocorreu no fim de 2024, com a criação da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Daidi), com a missão de construir um ambiente institucional mais justo, acessível e inclusivo, através da educação, da promoção da diversidade e do combate a práticas que afetam os direitos humanos no trabalho.
Iniciando o ano de 2025, dois novos programas sociais foram instituídos:
- Aluno Cidadão: integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Magistrados e servidores levam informações sobre a Justiça do Trabalho a jovens de escolas públicas, além de promover a inclusão digital. Só neste ano, já foram entregues 300 equipamentos de informática (100 computadores e 200 monitores, com todos os acessórios - teclados, cabos e mouses), com previsão de chegar a 420 até dezembro. A prioridade é atender estudantes de áreas mais vulneráveis, ampliando as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento - que também tem interesse de incrementar ou de instalar laboratórios de informática para fomentar as pesquisas e realizar trabalhos estudantis.
- Jovem Aprendiz: voltado à inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho. São 30 aprendizes atuando nas unidades do TRT-SE em Aracaju e em Maruim, sendo 13 deles oriundos de comunidades vizinhas ao Tribunal, o que reforça o compromisso de inclusão da instituição.
Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o TRT-SE realizou o evento “Cuidar-se para cuidar”. A programação, realizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), com o apoio integral da Geap Saúde e do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, ofereceu serviços de saúde preventiva e rodas de conversa, emocionando o público com relatos reais de famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Já o projeto ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’, organizado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT/SE, levou cerca de 180 adolescentes da rede pública ao TRT-SE, oferecendo oficinas do Instituto Social Ágatha sobre autoestima, sororidade, empatia e prevenção de relacionamentos abusivos.
Solidariedade que transforma
O clima de solidariedade mobilizou magistrados e servidores em diversas ações. A “Gincana Bem Viver: 5k pela Solidariedade” arrecadou 10 toneladas de alimentos não perecíveis e estimulou a doação de sangue, beneficiando centenas de famílias e fortalecendo a cultura da solidariedade no Tribunal.
Além disso, na próxima sexta-feira, 24, o TRT-SE realizará a entrega de roupas, agasalhos e kits de higiene pessoal a pessoas em situação de rua, como parte da campanha Mutirão PopRuaJud Aju. A iniciativa, organizada pelo Comitê PopRuaJud local, contará também com a parceria do Getrin-20, oferecendo serviços essenciais para a promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana, como emissão de documentos, cadastro no CadÚnico, espaço para banho e outros atendimentos.
Cultura e valorização da diversidade
No Dia das Mães, a Agenda Bem Viver do TRT-SE promoveu um evento cultural em parceria com o município de Santana do São Francisco e a Associação Asderen, valorizando o artesanato local em cerâmica e a tradicional renda irlandesa, patrimônio cultural do Brasil. Essas expressões artísticas, originárias do município parceiro, reforçam a importância de preservar e divulgar a cultura sergipana.
Para celebrar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, em setembro, o hall do edifício-sede do Tribunal recebeu a exposição fotográfica “Aracaju Além das Lentes”, do projeto IncluZoom, do Instituto Iluminar. A mostra foi produzida por jovens com Síndrome de Down, que apresentaram um novo olhar sobre a capital sergipana, reforçando a importância da acessibilidade e do sentimento de pertencimento.
Compromisso contínuo
O compromisso social do TRT-SE também se expressa em programas de alcance regional e nacional, como o Trabalho Seguro, o de Combate ao Trabalho Infantil, o de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas, e o de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade.
Para garantir inclusão plena, o Tribunal mantém intérpretes de Libras em sessões de julgamento, audiências e eventos institucionais, ampliando o acesso de toda a sociedade à Justiça.
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)