Página Principal
VT de Nossa Senhora da Glória sediará a 4ª edição dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão
- Publicado: Quinta, 30 Outubro 2025
 
Na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, a Vara do Trabalho (VT) de Nossa Senhora da Glória será palco da 4ª edição do evento integrado dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE).
A iniciativa tem como propósito estimular a cidadania ativa entre adolescentes e jovens de escolas públicas, promovendo a conscientização sobre direitos, deveres e a importância do protagonismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Participarão da atividade 20 estudantes, sendo 10 da Escola Municipal Presidente Dutra, do Povoado Lagoa Bonita, e 10 da Escola Municipal Nair Pereira da Costa, do Povoado Aningas, ambas localizadas no município de Nossa Senhora da Glória.
A abertura do evento será conduzida pela juíza titular da Vara do Trabalho, Marta Cristina dos Santos, que dará as boas-vindas aos participantes. Em seguida, haverá uma roda de conversa com o presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, e com o servidor Edezio dos Santos, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre os jovens e representantes da Justiça do Trabalho.
Durante o evento, serão entregues 20 computadores, sendo 10 para cada escola participante, destinados à estruturação dos laboratórios de informática das unidades de ensino — um investimento que visa ampliar o acesso à tecnologia e ao conhecimento.
O Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, instituído pelo Ato CSJT nº 419/2013, tem como finalidade erradicar o trabalho infantil e promover a profissionalização adequada de adolescentes, por meio de ações educativas, fortalecimento de políticas públicas, diálogo interinstitucional e aprimoramento da atuação jurisdicional.
Já o Programa Aluno Cidadão, regulamentado pelo Ato SGP.PR nº 002/2025, busca promover valores de cidadania, acessibilidade, inclusão e respeito à diversidade, orientando suas ações pelos princípios da administração pública e pela formação integral dos estudantes.
Ascom TRT-SE, com informações da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade



 
									


 
                    	 
                    	 
                    	




