• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

07-11-25_DESTAQUE_V3.jpg

Dia especial e inspirador na Vara do Trabalho (VT) de Nossa Senhora da Glória, que sediou, nesta sexta-feira, 7/11, a 4ª edição de 2025 do projeto ‘Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil’, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE). A iniciativa integra os Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão e tem como objetivo incentivar a cidadania ativa entre jovens de escolas públicas, promovendo a educação e o desenvolvimento de uma juventude mais consciente e participativa.

A ação reforça a importância do protagonismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e livre do trabalho infantil. Participaram do encontro servidores do TRT-SE e 20 estudantes — 10 da Escola Municipal Presidente Dutra, do Povoado Lagoa Bonita, e 10 da Escola Municipal Nair Pereira da Costa, do Povoado Aningas, ambas localizadas em Nossa Senhora da Glória.

A abertura do evento foi conduzida pela juíza titular da Vara do Trabalho do município, Marta Cristina dos Santos, que deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a importância da aproximação da comunidade com o Judiciário. “Esta é a casa da Justiça e também de vocês. É gratificante ver jovens interessados, com sonhos e potencial. Acreditem nas suas capacidades, estudem que vocês vão longe.”, destacou a magistrada.

Em seguida, os alunos participaram de uma roda de conversa com o presidente do TRT-SE e gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, e com o servidor Edézio dos Santos. O momento foi marcado por trocas de experiências e reflexões sobre cidadania, direitos trabalhistas e o papel da educação como caminho para o futuro.

Para o presidente do TRT-SE a transformação do país passa pela educação e pela juventude. “Cada um de vocês aqui representa esperança e potencial. Respeitem e valorizem seus pais e professores, que são pilares da formação de vocês. Sonhar é importante, mas transformar o sonho em propósito exige esforço, dedicação e fé”, aconselhou o desembargador Josenildo dos Santos Carvalho.

O servidor Edézio dos Santos conversou com os estudantes sobre inclusão digital e empenho nos estudos como ferramentas de crescimento pessoal e profissional. “Aproveitem cada momento na escola, estudem, pesquisem e compartilhem o que aprenderem. O laboratório de informática que está sendo viabilizado é uma porta aberta para o futuro de vocês. Valorizem seus professores e pais, e abracem cada chance de aprender. O estudo é o caminho para transformar sonhos em realidade”, disse. 

Na ocasião, o TRT-SE realizou a entrega de 20 computadores, cada um acompanhado de dois monitores, sendo 10 destinados a cada escola participante. Os equipamentos serão utilizados na estruturação e fortalecimento dos laboratórios de informática das unidades de ensino, ampliando o acesso à tecnologia e contribuindo para a inclusão digital dos estudantes.

O diretor-geral do Regional, Sérgio Matos, formalizou a entrega dos equipamentos por meio de termos de doação, assinados pelo presidente do Tribunal Josenildo dos Santos Carvalho, pela secretário municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória, Cleverton Rodrigues da Silva, pelo diretor José Ronaldo de Jesus Nascimento (Escola Municipal Presidente Dutra e pela diretora Tatiane Nunes (Escola Municipal Nair Pereira da Costa).

Na oportunidade, o secretário municipal de Educação, Cleverton Rodrigues da Silva, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do ensino público e a ampliação do acesso à tecnologia. “É uma ação louvável do Tribunal Regional do Trabalho. A doação dos computadores vai ampliar o trabalho que já desenvolvemos nas escolas, complementando estruturas como a sala de robótica. Essa parceria agrega muito ao aprendizado e ao futuro das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o secretário.

A diretora da Escola Municipal Nair Pereira da Costa, Tatiane Nunes, instituição de ensino que fica a 37km de Nossa Senhora da Glória, celebrou a chegada dos equipamentos. “Essa doação tem um significado ainda maior para nós. Com esses computadores, poderemos ampliar as oportunidades de aprendizado e o acesso dos nossos alunos ao mundo digital”, afirmou.

O diretor da Escola Municipal Presidente Dutra, José Ronaldo de Jesus Nascimento, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “Os alunos viveram uma experiência diferente da rotina escolar e ainda foram contemplados com computadores que farão grande diferença no aprendizado. Vamos montar uma sala de informática para uso pedagógico, o que permitirá aos estudantes explorar o mundo da tecnologia e avançar no processo de aprendizagem”, declarou.

Com ações como essa, o TRT-SE contribui para o fortalecimento da educação em Sergipe, promovendo cidadania e inclusão digital em prol de um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Ascom TRT-SE