• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Página Principal

 5ª Edição do projeto Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil’ acontece no TRT-SE

Encerrando o ciclo de atividades do projeto em 2025, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realiza, na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, às 8h, no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, a 5ª edição do ‘Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil’.

 A iniciativa integra os Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão. Seu objetivo é fortalecer a cidadania ativa entre adolescentes e jovens de escolas públicas, promovendo conhecimento, senso crítico e conscientização sobre direitos e deveres.

O encontro reunirá estudantes e representantes de escolas municipais e estaduais de São Cristóvão, Riachuelo e Barra dos Coqueiros, além de representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) e da Casa do Bom Samaritano.

A abertura será conduzida pelo desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e presidente do TRT-SE, que dará as boas-vindas aos participantes. Na sequência, será exibido um vídeo sobre o Programa Jovem Aprendiz, lançado em abril deste ano e idealizado pelo presidente do Tribunal. O programa tem como finalidade possibilitar que jovens desenvolvam habilidades essenciais, adquiram experiência prática e se preparem para os desafios do mercado de trabalho.

Logo após, os participantes assistirão à palestra Estudo, Caminho ou Atalho, apresentada pelo psicólogo do TRT-20, Thiago Bomfim, que abordará a importância dos estudos na construção de projetos de vida. Em seguida, a Banda Salvadores da Pátria, formada por servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do Tribunal, animará o público com apresentação musical.

A programação também inclui a exibição de um vídeo do Programa Aluno Cidadão, iniciativa voltada à promoção de valores como cidadania, acessibilidade, inclusão e respeito à diversidade, orientada pelos princípios da administração pública e pela formação integral dos estudantes. Tanto o Programa Jovem Aprendiz quanto o Programa Aluno Cidadão compõem o conjunto de ações estruturadas pelo Tribunal para estimular o desenvolvimento social e educacional da juventude sergipana.

Ao final do evento, serão entregues monitores e computadores destinados à estruturação de laboratórios de informática das unidades de ensino participantes — um investimento que amplia o acesso à tecnologia e ao conhecimento. No total, 240 equipamentos de informática mais acessórios serão distribuídos da seguinte forma:

  • Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço (São Cristóvão/SE): 30 equipamentos;
  • E.M.E.F. Prof.ª Ana Thereza Viana Ribeiro (Barra dos Coqueiros/SE): 30 equipamentos;
  • E.M.E.F. Prof.ª Creuza Gomes dos Santos (Barra dos Coqueiros/SE): 30 equipamentos;
  • Colégio Estadual Prof.ª Maria de Lourdes Góis (Riachuelo/SE): 30 equipamentos;
  • Escola Municipal Poeta Santo Souza (Riachuelo/SE): 30 equipamentos;
  • Universidade Federal de Sergipe (Aracaju/SE): 45 equipamentos;
  • Instituto Federal de Sergipe (Aracaju/SE): 30 equipamentos;
  • Avosos (Aracaju/SE): 15 equipamentos; 

Também serão doados sete veículos, sendo dois para a UFS, três para o IFS, um para a Avosos e um para a Casa do Bom Samaritano.

Ao longo de 2025, o projeto Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil percorreu diversos municípios sergipanos promovendo cidadania e realizando doações que fortaleceram a infraestrutura tecnológica de instituições de ensino. No total, foram entregues 663 computadores, beneficiando mais de sete mil estudantes. Assim, o TRT-SE reafirma seu compromisso institucional com a erradicação do trabalho infantil e com a valorização da educação como caminho para a transformação social.

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)