Página Principal
TRT-SE prestigia formatura da Oficina de Criatividade promovida pelo CIEE
- Publicado: Quinta, 05 Fevereiro 2026

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) participou, na manhã desta quinta-feira, 5, como convidado, da cerimônia de entrega de certificados aos adolescentes que concluíram a Oficina de Criatividade, promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Flor Jurubeba, localizado no bairro Olaria, em Aracaju. O convite ao Tribunal foi feito pelo CIEE e pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS).
A participação do TRT-SE na solenidade está relacionada à atuação pioneira do Tribunal na inclusão de jovens da comunidade atendida pelo Cras Flor Jurubeba, por meio do Programa Jovem Aprendiz. Em 2025, o Regional contratou 30 jovens aprendizes, priorizando adolescentes residentes na região onde está localizado. A iniciativa contou com o apoio do CIEE e do Cras Flor Jurubeba, o que possibilitou a contratação de 13 jovens da própria comunidade, que passaram a atuar no Tribunal a partir de abril daquele ano.
Representando o TRT-SE, esteve presente Edézio dos Santos, integrante da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Daidi), unidade responsável pela coordenação do Programa Jovem Aprendiz do Tribunal. “No ano passado, o Regional deu oportunidades a jovens de comunidades como Olaria e Veneza, e hoje vemos essa iniciativa inspirando a própria comunidade e outras instituições. Isso é muito gratificante e confirma que o TRT está no caminho certo”, destacou Edézio.
Durante a cerimônia, foram entregues 28 certificados a adolescentes que participaram da Oficina de Criatividade, realizada entre outubro e novembro de 2025, no próprio Cras Flor Jurubeba. Os jovens certificados não integram o quadro de aprendizes do TRT-SE. A oficina foi criada a partir do interesse de outros adolescentes da comunidade, motivados pela experiência dos jovens contratados pelo Tribunal, que passaram a buscar orientações e oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
O assistente social do CIEE, Nilton J. Santos, destacou a iniciativa do TRT-SE em implantar o Programa. Para ele, “uma instituição da dimensão do TRT-SE, ao abrir suas portas para o programa de aprendizagem, acabou gerando um efeito multiplicador, permitindo que novas oportunidades se abrissem para outros jovens, seja por meio da informação, seja pela inserção direta no mercado de trabalho”, afirmou.
A Oficina de Criatividade tem como objetivo preparar adolescentes para o ingresso no mundo do trabalho, por meio de orientações e atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Desde o início da articulação, 24 jovens da comunidade do Cras Flor Jurubeba foram inseridos no mercado de trabalho, sendo 13 no TRT-SE e 11 em outras instituições, reforçando o impacto social da iniciativa e o compromisso do Tribunal com a inclusão e a cidadania.
Ascom TRT-SE












