Cerca de 5 milhões de aposentados estão de volta ao mercado de trabalho no país
- Publicado: Quarta, 17 Outubro 2018
Reportagem especial do Jornada conta a história de José Viana, que continuou a trabalhar mesmo depois de se aposentar. Conheça também as diferentes regras para se requerer a aposentadoria e saiba mais sobre as teses da desaposentação e reaposentação.
Para milhões de brasileiros, a aposentadoria não é mais sinônimo de ociosidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 5,2 milhões de aposentados voltaram ao mercado de trabalho somente em 2017. A reportagem especial do Jornada mostra a história de José da Silva Viana, que, mesmo após se aposentar aos 65 anos, seguiu trabalhando. Atualmente, é empreendedor no agronegócio - uma atividade que ele já planejava há muito tempo. “Traduzir a aposentadoria é isso. É continuar buscando prazer em ser útil”, diz.
Muitos trabalhadores que se mantiveram em atividade após a aposentadoria pediram na justiça a desaposentação. O mecanismo é usado para aumentar o valor do benefício de quem continuou trabalhando com carteira assinada, mesmo já estando aposentado. O advogado previdenciário Ícaro Cavalcanti lembra que já não é mais possível requerer a revisão. “O STF entendeu que não há previsão na legislação brasileira para rever valores da aposentadoria. Muita gente perdeu esse direito”, observa.
A reportagem aborda ainda as mais novas tentativas de revisão dos valores de aposentadoria, como a reaposentação, termo que já está sendo utilizado em decisões judiciais. Conheça também os requisitos mínimos para formular o pedido de aposentadoria e a ferramenta disponibilizada pelo INSS, cuja finalidade é tirar as mais variadas dúvidas sobre o tema. Quer saber qual o percentual de solicitações de aposentadoria indeferidas pelo INSS em 2018? Então, assista ao Jornada no canal oficial do TST no Youtube.
Outras reportagens
O quadro “Saúde e Segurança no Trabalho” apresenta os males causados pelo glaucoma, uma doença ocular grave que pode levar à cegueira irreversível. A reportagem mostra quais são os sintomas característicos, como é feito o diagnóstico e o tratamento dessa enfermidade que atinge aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil.
A Justiça do Trabalho no Piauí ganhou nova sede. No último dia 5 de outubro, foram inauguradas as novas instalações do TRT da 22ª Região em Teresina. O prédio de 11 andares abrigará as sedes administrativa e judiciária, além do Fórum Trabalhista da capital piauiense. O presidente do TST, ministro Brito Pereira, esteve presente na solenidade.
E no quadro “Trabalha Brasil”, conheça a Incrível Máquina de Livros, uma criação do publicitário Fauze Hsieh, que encanta crianças e adultos pelas ruas de Brasília. A invenção busca incentivar a leitura por meio da troca de livros. Em 2018, já passaram pela máquina mais de 15 mil obras e outras 35 mil são esperadas até o fim deste ano.
O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e aos sábados e domingos, às 6h. Assista ao programa a qualquer hora no canal do TST no Youtube - https://www.youtube.com/user/tst.
Fonte: TST