Sexta edição do Fórum de Gestão Estratégica do TRT20 é realizada com sucesso
- Publicado: Sexta, 07 Dezembro 2018
Nesta sexta-feira, 07/12, foi realizado o VI Fórum de Gestão Estratégica do TRT20, que reuniu servidores, magistrados e entidades parceiras, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Com o tema “Reaprender a aprender: desafio para pessoas e organizações”, o palestrante e professor Zeca de Mello, ministrou a palestra que fez parte da primeira parte do evento. No segundo momento, servidores do TRT20 apresentaram desafios superados e resultados conquistados ao longo do ano de 2018.
O desembargador presidente, Thenisson Santana Dória, fez a abertura do Fórum e aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar a equipe que compõe a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE). “Agradeço pelo zelo e cuidado com que fizeram tudo, com certeza, sairemos todos melhores deste evento. O Fórum possibilita ampliar os laços afetivos, para que a Instituição sempre cresça e que a Justiça do Trabalho seja um exemplo para a sociedade sergipana”, destacou o presidente.
Em seguida, o professor Zeca de Mello iniciou a palestra, que levou o público a refletir sobre prioridades em seu dia a dia e sobre suas relações pessoais. “A minha abordagem é uma abordagem provocativa. Eu acredito muito na aprendizagem mediante a provocação, mas são provocações amistosas, fraternas. Na verdade, o que eu quero provocar é a reflexão. Uma coisa que vem me inquietando muito é que nesse mundo hiper acelerado, a complexidade em todas as áreas da nossa vida aumenta e, consequentemente também, a incerteza. Incerteza em todos os campos da sociedade, do trabalho, da vida, dos relacionamentos, da família. Então, nesse mundo, onde tudo muda tão rapidamente, o que é importante que dure? Essa é a pergunta que eu tento responder”, ressaltou.
O palestrante também falou um pouco sobre o título da exposição e dos desafios das organizações. “O título da palestra é inspirado na frase de um pesquisador norte-americano que estuda muito o desafio das organizações em meio a tantas mudanças, o Alvin Toffler, diz que o analfabeto do século XXI não será aquele que não vai conseguir ler e escrever, mas sim, aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender. Esse é um desafio para as pessoas e para as organizações. As transformações pelas quais a sociedade vem passando, sobretudo, com as mudanças nas novas gerações e no mercado de trabalho, impõe uma nova capacidade, principalmente para a liderança, em saber lidar com um ambiente de constante mutação. Meu campo é o da filosofia e meu interesse é ajudar a provocar esse interesse e fazer com que reflexão aconteça”, explicou.
A segunda etapa do evento, “Diálogo sobre a estratégia – Momento de compartilhar”, foi iniciada pelo desembargador Thenisson Dória, que apresentou os projetos desenvolvidos nos dois anos de gestão. Dentre eles, o presidente do TRT20 destacou a implantação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). “A advocacia abraçou o Cejusc e o Tribunal acabou atuando de modo a modificar uma cultura que existia de não haver conciliação. Acredito que o próximo passo será a ampliação do Centro para atuar em todas as esferas”, afirmou.
Também compartilharam experiências e participaram das apresentações de resultados obtidos em 2018: Josiani Lyrio de Oliveira Fonseca, servidora do Cejusc; Júlia Borba Costa Noronha, juíza substituta; Gianinne Prado, advogada; Marcos Xavier de Almeida Barretto, secretário de tecnologia da informação e comunicação; Lorena Santos Nascimento, coordenadora de Gestão de Pessoas; Robsneia de Paula Machado Souza, do setor de acompanhamento e avaliação da CGP; Cristina Aparecida Vieira Alves, do setor de programas de qualidade de vida da CGP; e Mônica Barreto, assessora de gestão estratégica.
Foto: Márcio Garcez