• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na manhã desta quarta-feira, 12/07, a presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, concluiu a correição na 5ª Vara do Trabalho de Aracaju.

Durante o encerramento, a Desembargadora presidente destacou que a Vara apresenta pontos muito positivos. “Nós vimos que no ano passado e neste ano os processos estão saindo mais na fase de conhecimento do que entrando porque aqui há uma movimentação constante, e na contadoria o prazo também é muito curto. Isso quer dizer que o processo vai para a execução mais rapidamente. Também vimos que temos pouquíssimos processos de sobrestado, e isso é bastante positivo”.

A secretária da corregedoria, Deborah Puig Cardoso, realizou uma apresentação com os dados estatísticos obtidos durante os trabalhos correicionais e destacou as boas práticas adotadas pela 5ª Vara: proferição de sentenças em mesa de audiência, comunicação a parte autora acerca do trânsito em julgado da sentença, consultando-a sobre a possibilidade de iniciar a execução com os atos executórios de praxe, e a identificação dos processos somente com pedidos de liberação do FGTS e seguro-desemprego, com comprovação de dispensa sem justa causa.

Para o diretor da Vara, Edson Cabral Vieira Vasconcelos, a triagem dos processos na Vara evitam atos e audiências inúteis durante o processo, dando mais celeridade a tramitação.

Ainda durante o encerramento da correição, que teve início na última terça-feira, 09/07, através de uma videoconferência, a Desembargadora presidente ressaltou a importância do uso de mecanismos tecnológicos para facilitar o trabalho no Tribunal, sobretudo junto às Varas do Trabalho do interior do Estado.

Fotos: Julia Freitas/Ascom