• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
 Destaqte Encontro de Comunicaçao

 

Comunicar mais e melhor, interna e externamente: esse foi o foco do III Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, realizado nos dias 5 e 6/12, em Brasília/DF. O evento reuniu magistrados e servidores que atuam nas assessorias de comunicação de diversos Tribunais e Conselhos que compõem o Judiciário do País.

O evento, que aconteceu no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), contou com a participação de especialistas na área, que, por meio de palestras e oficinas, debateram ações estratégicas de comunicação para o Poder Judiciário.

Na abertura, o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, ressaltou a importância do evento e seu objetivo. “Temos de nos comunicar mais e melhor, interna e externamente. Essa é a principal missão dos encontros de comunicação: pensar como assumir a posição de conhecer melhor a nós mesmos, e não mais replicarmos o senso comum”, afirmou o presidente do CNJ, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

O Encontro teve sua abertura marcada pela assinatura, pelo Presidente do CNJ, de portaria que atualiza a composição e as atribuições do Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, instituído pela pela Resolução CNJ nº 85, de 2009, que dispõe sobre a Comunicação Social no âmbito do Poder Judiciário, criando o Sistema de Comunicação do Judiciário (Sicjus).

Farão parte do comitê, indicados pelo CNJ: os secretários de comunicação do STF e do CNJ; os responsáveis pela comunicação social dos Tribunais e Conselhos Superiores; um representante dos Tribunais de Justiça Estaduais, um dos Tribunais Regionais Eleitorais, um dos Tribunais Regionais do Trabalho e um dos Tribunais Regionais Federais.

As atribuições do Comitê abrangem análise das ações de propaganda dos Tribunais; identificação e disseminação de boas práticas na área; capacitação de pessoal; e acompanhamento da aplicação da política de comunicação. As reuniões ordinárias do Comitê ocorrerão semestralmente e as extraordinárias, sempre que preciso.

Entre os painéis de destaque na programação do encontro, a palestra ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Fioreze, e a assessora-chefe de Comunicação do Tribunal, Ana Cristina Rosa, abordou “Estratégias de Combate às Fake News”. Durante a exposição, foi apresentado um panorama sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE e também as principais ações realizadas pela Comunicação do órgão para conscientizar a população sobre os malefícios da disseminação de informações falsas.

Oficinas

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar oficinas ministradas por especialistas nas áreas de comunicação, fotografia, direito, marketing e redes sociais.

A programação contou com as seguintes oficinas: Comunicação no Serviço Público: Estratégias em Comunicação (Jorge Duarte e Márcia Turcato); Marketing Digital e Redes Sociais para Jornalistas (Almir Rizzatto); Direito para Jornalistas (Gisele Reis); Fotografia e Vídeo com Celular (Tina Coelho); Estratégia Digital (Marcela Souza).

O assessor de comunicação do TRT20, Alexandre Agostini, que participou da oficina de Estratégia Digital, ministrada por Marcela Souza, destacou a importância do conteúdo, que abordou uma visão geral dos canais de comunicação digitais. “O foco da oficina, estratégias de comunicação por meios digitais, ampliou meu olhar sobre a importância das redes sociais para uma comunicação mais eficiente, interna e externamente. A oportunidade foi enriquecedora, na medida em que me permitiu conhecer ferramentas de monitoramento de resultados, visando a uma melhoria constante dos processos de divulgação de informações institucionais”, destacou.

Plataforma de Comunicação Integrada

O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento da Plataforma de Comunicação Integrada do Poder Judiciário. A iniciativa foi apresentada pelos servidores Jônathas Seixas, Luiz Antônio Garcia, Rodrigo Farhat e Thiago Vieira, todos do CNJ.

O sistema, elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ, a pedido da Secretaria de Comunicação Social daquele Conselho, permitirá o compartilhamento de matérias, imagens, vídeos, projetos, ações e todo tipo de informação relevante para a comunicação do Judiciário.

A plataforma, que será homologada por representantes de cinco Tribunais, durante o mês de janeiro de 2020, deverá estar em pleno funcionamento no mês de fevereiro.