Oficina para Construção de Planos de Gestão é realizada nas 15 Varas do Trabalho
- Publicado: Terça, 04 Fevereiro 2020
Durante todo o mês de janeiro, as 15 Varas do Trabalho do TRT da 20ª Região (9 em Aracaju e 6 no interior de Sergipe) receberam a "Oficina para Construção de Planos de Gestão". A iniciativa partiu da Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), Vilma Leite Machado Amorim, em conjunto com a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), a Secretaria da Corregedoria (SEC) e a Secretaria Judiciária (SEJUD).
O objetivo das capacitações, segundo explica o assessor da AGE, Adriano Venceslau, é de que as unidades discutam, já no começo do ano, os desafios e as iniciativas que adotarão desde o início das atividades, para que, ao final de 2020, possam apresentar o melhor resultado possível dentro das respectivas áreas de atuação.
“Para isso, nas oficinas, levamos os resultados obtidos em 2019. Dentre eles, um substantivo avanço: das 7 (sete) metas formuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal obteve o alcance de 6 (seis) delas. Em 2018 conseguimos atingir somente 3 (três)”, informa o assessor.
Além disso, destaca Adriano, outro avanço alcançado em 2019 foi o percentual de 100% de cumprimento das metas por parte da Vara do Trabalho de Estância e da 9ª Vara do Trabalho de Aracaju. “Também alcançamos um resultado substantivo em outras Varas, que ficaram na faixa dos 80% do cumprimento das metas”.
Para a secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso, a oficina é um instrumento pedagógico muito importante, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos, visando à busca de soluções eficazes para os problemas enfrentados pelas unidades judiciárias no dia-a-dia.
“A troca de experiência entre os participantes (magistrados e servidores) ocorreu de forma bastante interativa e dinâmica, tornando a prática enriquecedora. O entusiasmo era evidente. Todos estavam empenhados em apresentar medidas para vencer os desafios de sua unidade. Foi muito gratificante. Agradeço aos magistrados e aos colegas pelo carinho e pela excelente receptividade”, enfatiza Deborah.
iGest
O Índice Nacional de Desempenho da Gestão das Varas do Trabalho (iGest) avalia as 1.567 Varas do País, agrupando-as de acordo com desempenho em faixas. Há a faixa dos 25% com melhores desempenhos e a faixa dos 75%.
“O desafio é que nossas Varas se situem nessa faixa de melhor desempenho. Por isso, nas oficinas, magistrados e servidores, juntos, discutem seus resultados; revisitam as boas práticas e planejam como farão para manter os bons resultados já alcançados e como poderão atingir os resultados de melhorias de metas não alcançadas e do próprio indicador (iGest)”, complementa o assessor de Gestão Estratégica do TRT20, Adriano Venceslau.
Plano de Gestão
Sendo assim, as Varas deverão elaborar o Plano de Gestão com três elementos: folha de intenções, conjunto de desafios (metas e ações para atingi-las) e planilha de capacitação, no qual irão relacionar os treinamentos e as capacitações necessários para preparar, ainda neste ano, as equipe para o desafio.
O plano de Gestão consiste no compromisso que o gestor firma perante sua equipe e o Tribunal, com o cumprimento de sua missão, estratégia, metas e melhorias do iGest, além do atendimento às recomendações correicionais que foram identificadas durante correições no ano de 2019.