• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Desembargadora Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, em delegação de inspeção correicional e no uso de suas atribuições legais e regimentais, encerrou na última sexta-feira, 23/7, Correição Ordinária na Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória.

Participaram da sessão: a Desembargadora Vice-Presidente do TRT20, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira; a Juíza Substituta na titularidade da Vara do Trabalho de N. Sra. da Glória, Maria Gizélia Lima de Barros; o Diretor de Secretaria da Vara, José Bonifácio Fortes Filho; a Secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso; o representante da OAB/SE, José Carlos da Purificação; o representante da ASSAT, Alceu Castro Ivo; e demais servidores da Vara de Nossa Senhora da Glória e da Secretaria da Corregedoria.

Os trabalhos correicionais foram apresentados pela Secretária da Corregedoria, Deborah Puig Cardoso.

Casos Novos e Solucionados

Os dados apurados pela equipe da Secretaria da Corregedoria apontam que em 2021 foram recebidos 185 novos processos e foram solucionados 173 dos que já estavam em andamento.

Audiências

Até o dia 19 de julho de 2021, a Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória havia realizado 350 audiências e tinha 51 audiências marcadas.

Metas do CNJ

Com relação às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destaca-se que a Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória alcançou:

  • 123,36% da Meta 1 (julgar mais processos que o distribuído);
  • 108,70% da Meta 2 (julgar processos mais antigos);
  • 197,25% da Meta 3 (estimular a conciliação);
  • 127,15% da Meta 5 (impulsionar processos à execução);
  • 105,26% da Meta 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas);
  • 431,20% da Meta 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos processos repetitivos).

Pontos Fortes

Foram destacados como pontos fortes da Vara: gestão permanente do magistrado em sintonia com os servidores, com grande comprometimento de todos; formação e qualificação de magistrados e servidores; infraestrutura física e tecnológica, com ótimas ferramentas de gestão processual e administrativa; planejamento estratégico participativo; plano de gestão da Vara em 2020; teletrabalho; CAE/JAE; iniciativas voltadas para a saúde e qualidade de vida; segurança institucional; política de gestão socioambiental.

Boas práticas

Dentre as boas práticas adotadas pela Vara, foram destaque:

  • Elaboração de relatório mensal de gestão da Vara, observando protocolos de procedimentos, com a participação do magistrado e dos servidores;
  • Contato permanente com os servidores responsáveis pelo sistema e-Gestão, visando a manter os dados estatísticos da Vara sempre corretos e atualizados;
  • Realização de pautas temáticas, com concentração de reclamados, assuntos e advogados.

Depoimentos

O representante da ASSAT, Alceu Castro Ivo, parabenizou a Vara pelo brilhantismo na execução dos trabalhos jurisdicionais e reiterou que está sempre à disposição de todas as Varas do Trabalho, bem como do Tribunal, para somar esforços no que for preciso, neste momento delicado pelo qual todos estão passando.

O representante da OAB/SE, José Carlos da Purificação, parabenizou a todos que compõem a Vara e registrou que os resultados são fruto de muita dedicação e seriedade ao trabalho, já constatado nas demais Correições da Vara.

A Juíza Substituta na titularidade da Vara do Trabalho de N. Sra. da Glória, Maria Gizélia Lima de Barros, registrou que fica o exemplo de boas práticas e bons resultados para todas as Varas. Afirmou, ainda, que este é o caminho a se seguir, que tem consciência do trabalho que ainda resta fazer e que se deve manter o ritmo. A magistrada agradeceu pela recepção que recebeu dos servidores da Vara e os parabenizou por apresentarem esse panorama tão positivo da unidade. A juíza disse, por fim, que dará todo o seu empenho para manter a Vara nesse grau de excelência.

Ascom/TRT20